Lançada no Brasil em 2008, a linha Jetta compôs uma situação curiosa em nosso mercado: por ser derivada do Golf europeu de quinta geração, chegou aqui com nome diferente, mas passou a conviver com o próprio antecessor, o “nosso Golf”, que corresponde à quarta geração no resto do mundo.
Como se não bastasse, a nova Variant vem a ser derivada de um “Golf 5,5”: traz a carroceria de antes com a parte dianteira do Golf VI, e acabou conseguindo um excelente resultado. Se a traseira ficou inalterada e as laterais apenas ganharam novas rodas aro 17, a frente foi totalmente refeita, ganhando a grade estreita e negra que une os novos faróis com máscara negra, e parachoque novo, com faróis de milha mais afastados.
Seu interior também foi melhorado, incorporando o quadro de instrumentos do novo Golf e o já clássico volante multifuncional do Passat CC, compartilhado por vários modelos recentes da marca. Além disso, o novo sistema de som com tela de toque e dez alto-falantes, o ar-condicionado dual-zone e a decoração da cabine com apliques imitando fibra de carbono e aço escovado aumentam a lista de novidades da station wagon, que também teve o preço reduzido, custando agora R$ 83.990, sem opcionais.
O pacote de série inclui seis airbags, piloto automático, bancos de couro, sensores de estacionamento, freios com ABS, EBD e EDS e controles de tração e estabilidade. Alguns dos opcionais são os faróis bi-xenon com lavador e o teto solar Skyview. Seu motor é o 2.5 de cinco cilindros e 170 cv, que produz 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e máxima de 205 km/h, sempre com o câmbio automático de seis marchas com trocas sequenciais.