As atividades desta marca sul-coreana por aqui ainda são tão tímidas que é bem provável de a grande maioria das pessoas lembrarem do nome “SsangYong” mais pelo estranho fato de começar com dígrafo. E na verdade é até melhor que a marca seja lembrada por algo assim, porque os SUVs Musso e Actyon, seus primeiros representantes no Brasil, tinham desenho tão feio quanto o nome da marca…
Felizmente, o novo Korando chega disposto a apagar esta impressão, e tem armas para isso. Seu desenho foi feito por ninguém menos que Giugiaro e traz linhas elegantes e muito modernas, com itens como a linha de cintura alta e o estilo “compactado” com traços de esportividade que faz lembrar o Ford Kuga. Disponível em sete cores, o modelo chega nas versões GL e GLS, com preços iniciais de R$ 89.900 para a GL manual e R$ 119.900 para o GLS Executivo, sempre com o 2.0 16v turbodiesel de 175 cv.
A começar pelo motor, a parte técnica do Korando não surpreende mas também não deixa a desejar: suas transmissões são manual de cinco marchas ou automática de seis. O modelo também traz tração 4x4 inteligente, que monitora as condições de aderência para entregar a melhor distribuição de torque entre as rodas, e seu pacote de série conta com o esperado para esta faixa de preço: inclui sistema de som multimídia com computador de bordo, direção elétrica, seis airbags e controle de estabilidade.