Várias vezes se veem edições especiais de carros cujo conjunto pode levar à errônea conclusão de que esse artifício é usado apenas para devolver o ar de novidade a modelos mais antigos ou, pior ainda, como uma forma mais rápida de reduzir estoque. Isso é o que torna muito interessante analisar o outro extremo dos “especiais”, que consiste em olhar para aquelas séries cujo maior propósito é exaltar o carro. Esse é um destino alcançável por vários caminhos, incluindo o da última novidade inglesa a desembarcar no Brasil.
Esta edição é mais um resultado do mesmo propósito que já motivou lançamentos como Mercedes-Benz CLK Giorgio Armani, Fiat 500 by Gucci e os nacionais Citroën C3 Ocimar Versolato e Renault Clio Sedan O Boticário, para citar apenas alguns exemplos. A ideia é ressaltar mais uma vez as duas marcas perante o público, dessa vez associando os valores da marca homenageada à proposta que o tal carro faz. O caso da estilista inglesa não teve dificuldade alguma porque o Evoque também desfruta de uma imagem de prestígio muito alto no mundo inteiro, não só pelo design de bom gosto como por todo o conceito contemporâneo que carrega. Mas por falar em bom gosto, o conjunto do crossover só reforça suas qualidades como ícone fashion com os itens adicionados pelo trabalho da ex-Spice Girl. Por mais que esta edição tenda a ser preferida em massa pelas mulheres, as imagens mostram que a equipe comandada por Victoria e o chefe de design da Land Rover conseguiu alcançar uma decoração adequada também para o público masculino. Com produção na planta de Halewood, o Evoque especial recebe os detalhes de produção artesanal em uma divisão própria da Land Rover e chega ao Brasil em duas unidades, cada uma ao preço de R$ 385 mil.
Baseada na versão Coupé Dynamic, a combinação de preto e cinza ganha atenção nas rodas exclusivas, cuja pintura em preto brilhante combina com discretos detalhes em ouro rosa, material que também aparece nos logotipos externos e na grade dianteira. Entrar no carro revela uma cabine cujo teto é revestido em Alcantara, formando contraste com o console em preto brilhante que, por sua vez, dá mais aplicações ao ouro rosa: ele aparece nos controles giratórios e no controle do Drive Select, que altera os parâmetros de dirigibilidade. Os bancos compõem a parte clássica do ambiente, com couro em um marrom mais claro compartilhado pelos paineis de porta e que trazem padrão exclusivo de costura artesanal simulando o das bolas esportivas norte-americanas, escolha feita por Victoria como uma referência implícita ao marido. Ainda existem os tapetes feitos com pêlo de cabra (mohair) e detalhes em camurça, mas o maior ícone da série é o conjunto feito pela estilista exclusivamente para o carro: quatro malas e uma carteira feitos em couro e outra vez com costuras feitas à mão, sendo o último acessório responsável por guardar nada menos que um guia de todas as novidades exclusivas do carro. Toda a parte mecânica é herdada das demais versões do Evoque, o que inclui o motor 2.0 turbo de 240 cv e a transmissão automática de seis marchas, com tração integral.