Comparada às arquirrivais BMW e Mercedes-Benz, pode-se dizer que a Audi tem uma forma diferente de inovar. Enquanto aquelas lançam modelos novos sem medo, seja apenas em segmentos nos quais elas nunca trabalharam ou mesmo ideias novas por completo, a divisão de luxo da Volkswagen prefere manter a cautela. Modelos como A1, A7 e Q7 apresentam algumas características exclusivas, de fato, mas só surgiram depois que os equivalentes das outras conseguiram firmar sua proposta com sucesso. O mais novo Audi a chegar ao Brasil é um caso assim.
Carros denominados crossovers vêm se proliferando de tal forma que, nos últimos anos, já é possível ver uma menção ao crescimento de seu mercado por semana, pelo menos. Eles já são tantos que podem ser classificados em subcategorias. Não só as mais óbvias, como de acordo ao preço, mas as relacionadas ao estilo. Enquanto uns mantêm a inspiração nos SUVs, como o Subaru Forester, e outros têm perfil mais requintado, como o Mercedes-Benz ML, existe outra porção que valoriza a esportividade. Estes últimos são menores, em geral, porque buscam passar sensação de leveza e agilidade. Muitas pessoas os criticam por parecer meros hatchbacks mais altos, mas para outras pessoas isso é justamente a sua vantagem.
Afinal, modelos como Ford EcoSport, Opel Mokka e Renault Captur aliam a altura elevada e o estilo imponente dos crossovers a algumas das características dos hatchbacks, como o tamanho curto e um conceito mais jovial e despojado que o de um sedã ou um SUV. Outra característica muito importante é que isso também traz potencial muito interessante para versões esportivas, e isso é justamente a inovação que a Audi decidiu aproveitar. Já que o Q3 tem muitas partes mecânicas compartilhadas com o A3, que é um hatchback “legítimo”, a montadora foi mais longe que com o irmão maior Q5 e lançou uma versão RS, em vez de S. A ideia é que o SQ5 tenha proposta mais discreta e refinada, enquanto o RS Q3 fica livre para a esportividade mais direta.
Por fora, essa intenção começa a aparecer com o kit aerodinâmico exclusivo, que inclui parachoques de desenho mais agressivo e com maiores passagens de ar, defletores de ar laterais e traseiro, rodas de liga leve aro 19” e a saída de escapamento cromada, ainda que com cano simples. Se você já percebeu que se trata do típico pacote de alterações que a Audi aplica a praticamente todas as variações esportivas de seus carros, entrar no crossover de R$ 273.600 não fará mais que fortalecer sua impressão. As novidades da cabine são bancos esportivos, volante de base chata, pedaleiras de alumínio e um pacote de equipamentos completo, que inclui itens como a central de entretenimento Audi Multimedia Interface.
Em paralelo, quando se fala na performance deste crossover, a resposta começa com o motor 2.5 TFSI, que tem cinco cilindros e alcança potência de 310 cv e torque de 42,7 kgfm. Associado ao câmbio automatizado de sete marchas S-Tronic, com dupla embreagem, ele acelera o RS Q3 de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e lhe permite a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Essa performance também conta com os efeitos da tração integral quattro, ao passo que a eficiência energética é melhorada com os sistemas start/stop e de freios regenerativos, entre outros. O mais recente modelo da Audi a desembarcar no mercado brasileiro já se encontra no site da marca, disponível para configuração online.