Quem poderia imaginar que viria mais uma? 2013 vem se mostrando bastante incomum para a Fiat pela quantidade de séries especiais que seus carros receberam, cada lançamento separado dos demais quase sempre por poucas semanas. Considerando que essa estratégia já se estendeu até aos modelos de aparição mais discreta, pode ser que cada nova chegada se veja com atenção cada vez menor. Mas além de o Punto ser um dos Fiat mais carismáticos dos dias de hoje, que tal lembrar que agora ele passa a ter três versões esportivas?
Quem tiver memória mais aguçada vai lembrar que a novidade de agora carrega um nome já difundido pela marca italiana no Brasil. Afinal, quatro anos atrás era o Stilo quem exaltava a cor preta para realçar sua esportividade, numa época em que o Punto ainda era a maior novidade, o Palio estreava o último facelift da geração anterior e Mille e Palio Fire sobreviviam sem previsão de mudar. Este caso é um bom exemplo de por que a Fiat mantém a liderança do mercado brasileiro há tanto tempo: ela sabe do que o público deseja. Sua entrega disso se faz com certos tropeços aqui e ali, mas no geral é bastante eficaz. O Punto realmente ainda não precisa de uma renovação completa, e as diferenças entre os dois facelifts da atual são apenas cosméticas. Então se preferiu trazer a antiga ao país e compensar a redução de custos com apostas exclusivas para o Brasil. São justamente estas últimas que vêm defendendo suas vendas mesmo com a concorrência do nível de Citroën C3, Ford Fiesta e Peugeot 208. Se a esportividade pura da versão T-Jet traz custo elevado demais, os Sporting focam muito mais no visual para não ganhar tanta distância das versões urbanas. Mas para o hatchback premium foi possível encontrar uma opção a mais.
Pelas imagens já se percebe que a Fiat se inspirou na Black Edition da Mercedes-Benz: não será preciso gostar apenas do preto Vesúvio para desfrutar da novidade: o modelo também vem em branco Kalahari, cinza Scandium e prata Bari. O exterior traz o kit aerodinâmico da versão T-Jet, com parachoques esportivos, spoilers laterais e apliques nas caixas de roda, além das rodas diamantadas de 16” em Grigio Netuno. Mas já se pode imaginar que esta cor para este carro é um capítulo à parte: máscara dos farois, retrovisores externos, spoiler traseiro e até o friso duplo da dianteira vêm em preto. É essa mesma cor que também reveste o interior, cujo painel ganhou uma textura nova e inclui os efeitos luminosos da versão Sporting. Os cintos de segurança vêm em cinza e existem pedaleiras esportivas e bordados alusivos à série, estes nos tapetes e bancos exclusivos. O Punto Blackmotion chega como uma versão nova, em vez de pacote de itens como as outras edições especiais. Seus demais itens de série e opcionais são os mesmos da Sporting, incluindo teto solar SkyDome e o câmbio Dualogic com o seletor DNA e seus três modos de condução. Mas a novidade parte de R$ 49.900 e usa o motor 1.8 16v, de até 132 cv.