A Scénic é já sente “na pele” os efeitos negativos de passar ano após ano sem receber atualizações significativas. Foi o primeiro Renault fabricado aqui, e sua modernidade atraía todas as atenções nos anos 90. Ela é dos tempos em que as maiores rivais eram Chevrolet Zafira e Citroën Xsara Picasso, e que bastava ter cinco lugares. Ou seja, a concorrência mudou bastante mas ela não, e isso acaba lhe deixando cada vez mais difícil de cativar o cliente.
Agora, o segmento passou por uma revolução, e a Renault já tem sua minivan de sete lugares, a Grand Scénic. Totalmente renovada, ela já dava a entender que a Scénic menor está em seus últimos dias, e seu recente reposicionamento só faz aumentar essas certezas.
Depois de ter perdido a versão top Privilège, a minivan deixa de oferecer agora o motor 2.0 16v, ficando somente com o 1.6 16v Hi-Flex, de 110/115 cv (gasolina/álcool), e nas versões básica Authentique, média Expression, e aventureira Sportway. Assim como a versão Grand, a Scénic sofreu redução de preços, e começa agora em 49.190 reais.