Sempre tidos como objeto de desejo, os carros Jaguar costumam ser mal-interpretados quanto ao que se propõem a oferecer aos seus donos. Porque o que logo se considera são as linhas fluidas (no caso do XKR, com boa inspiração nos Aston Martin), o estilo agressivo e os motores V8, de forma que já se imagina estar diante de um devorador de retas e perito em curvas fechadas de deixar Ferrari e Porsche comendo poeira. A realidade é que o foco dos ingleses é outro.
O XKR é um esportivo diferente. Mesmo que seja levado com vigor por um 4.2 V8 com compressor, e por seus 420 cv e 57,1 kgfm, o foco maior dele é o conforto com estilo. Logo, curvas com drifting ou velocidades máximas assustadoras não são de se esperar dele.
Por outro lado, o dono que quer um esportivo luxuoso, mas não se encanta com nenhuma das marcas alemãs, vai encontrar no XKR um carro com todos os itens da média do segmento, ainda que sem exclusividades: rodas de 20 polegadas, freio de mão eletrônico, computador de bordo com touchscreen e ar-condicionado dual-zone, entre muitos outros itens.
Além disso, seus donos vão poder contar vantagem ao falar do sistema de partida, que para abrir as portas necessita que a chave esteja apenas no bolso do dono, e ainda conta com partida a distância. Tudo isso por 481 mil reais.