E a Fiat acaba de encontrar mais uma forma de realçar sua veia esportiva. Aproveitando o recente face-lift da minivan Idea, além de lhe trazer a nova linha de versões usada pela marca, eis que lhe surge uma inédita versão Sporting para aumentar o que já é toda uma série, iniciada por Punto e Stilo. Partindo de R$ 54.280, ela pode vir com o câmbio Dualogic, mas seu destaque é o motor E.torQ 1.8 16v, o mesmo usado na topo-de-linha Adventure.
Só que à primeira vista, seu visual impressiona muito mais. A frente renovada já era agressiva, mas agora ganhou faróis escurecidos, parachoques redesenhados e saias por toda a parte inferior do carro. As laterais contam com os novos retrovisores (que incluem os repetidores de pisca) e rodas exclusivas de série, de liga leve medindo 16 polegadas.
E a traseira conta apenas com um novo aerofólio, já que as lanternas são bonitas a ponto de parecerem ter saído de uma loja de tuning. A cabine já não traz tantas inovações; apenas o novo volante, quadro de instrumentos exclusivo, e bancos com partes em couro, os dianteiros com o nome da versão.
A parte técnica também empolga bastante. O E.torQ 1.8 16v desenvolve interessantes potência de 130/132 cv e 18,4/18,9 kgfm de torque, mas por terem cerca de 1,3 tonelada para carregar, não chegam a fazer milagres. Mas o desempenho final é até animador, com aceleração de 0 a 100 km/h em média de 10,4 segundos, e velocidade máxima de 185 km/h.
De série ela traz ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros, travas e retrovisores elétricos, e sistema de som com leitor de MP3. Como opcionais temos freios ABS e sidebags, entre outros, além do câmbio Dualogic – este que faz seu preço inicial passar para R$ 56.390.