Depois de lançada na Argentina com o nome Suran, a perua compacta da marca alemã finalmente desembarca no Brasil depois de receber o mesmo face-lift do irmão Fox. Com preço básico de R$ 48.790, ela é uma boa concorrente para as versões mais completas de Fiat Palio Weekend e Peugeot 207 SW.
Por fora, as partes novas do desenho logo indicam a vontade da SpaceFox de ser europeia. Desde a forma dos faróis e grade dianteira até o resto do visual em geral, tudo foi feito pensando em que ela se pareça com os “primos ricos" Polo e Golf de última geração, vendidos no outro lado do Atlântico.
Em geral ela ficou até interessante, pois o projeto não é tão datado e recebeu ar de modernidade. Porém, não se pode negar que a frente baixa e as laterais limpas demais destacaram mais a excessiva altura do modelo. E este fato nem as novas lanternas, mais retas e de novo desenho interno, conseguem atenuar, o que acaba resultando num meio-caminho entre perua e minivan bastante desengonçado…
A VW promoveu esta re-estilização na linha Fox com o intuito de deixá-la mais elegante. E pelo menos no interior ela realmente conseguiu: o novo painel ficou muito mais bonito, transmitindo à primeira vista um ar de requinte. E assim como no hatch a perua teve importantes defeitos corrigidos, como a troca do quadro de instrumentos por um maior e mais convencional. Além disso, ela também adota o câmbio automatizado I-Motion, já usado em outros modelos da linha.
A SpaceFox agora é vendida em duas versões. A básica 1.6 já traz trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica e alarme, e pode vir com o I-Motion (R$ 51.460). Já a versão de topo se chama Sportline (R$ 55.190), e adiciona rodas de liga leve, freios ABS e airbag duplo, seja com câmbio manual ou automatizado (R$ 57.860). Toda SpaceFox vem equipada com o mesmo 1.6 VHT de sempre, flexível que produz 101/104 cv (gasolina/álcool).