Seguindo a fortíssima investida da Kia no mercado brasileiro, o Sportage de nova geração chega ao país com preços estimados entre R$ 74 mil e R$ 99 mil. É uma faixa que lhe permite combater com rivais já famosos, como Chevrolet Captiva e Honda CR-V, mas que também lhe dá a chance de tentar quem antes levaria um Ford EcoSport completo, por exemplo. Afinal, a diferença de preço ganha importância ao considerar a modernidade do projeto do Sportage, que por sua vez compartilha plataforma com o Hyundai ix35.
Os dois irmãos conseguem um visual esportivo muito sedutor, mas é interessante de analisar os caminhos que cada um tomou. O caso do Sportage é uma clara aposta na identidade mais recente da Kia. Suas linhas retas dão impressão de que o carro é mais largo embaixo que em cima, de forma que parece mais assentado ao piso. Essa sensação de volume condiz com a imponência vinda da linha de cintura alta e bem marcada, além de encontrar robustez na espessa coluna traseira e um toque de elegância muito bem-vindo na traseira, com lanternas de visual esportivo e uma tampa traseira limpa e que ressalta o logotipo da marca. Sem contar com a grade dianteira em formato de boca de tigre, típica dos Kia mais novos.
A cabine passa sensação parecida, ao usar um console central que parece exaltar a largura do carro ao usar formas mais horizontais que verticais. Sua mistura de preto com vermelho ressalta a esportividade, mas numa variante mais jovial que a sugerida pela profusão de cromados e cor azul usada pelo Hyundai. É um ambiente muito bonito, e que pode vir em três pacotes de itens. Ainda que o básico já traga rodas de 16”, ar-condicionado, direção e trio elétricos, sistema de som, airbag duplo, freios ABS e alarme, é a versão de topo que encanta com itens como o teto solar panorâmico e de abertura dupla. Um dos poucos pontos em comum entre Sportage e ix35 é o motor. Um moderno 2.0 16v turbo que no Kia rende 166 cv.