Kia Optima

Kia OptimaAlguém se lembra do Kia Magentis? Este sedã grande era vendido no país desde 2007, mas nunca vendeu bem, sempre foi um estranho nas ruas. Seja pela marca que ainda estava começando a se firmar por aqui na época, pelos preços altos ou pelo desenho insosso, o carro fracassou. E agora a renovação dos Kia mundiais nos presenteia com o Optima. Este primo do Hyundai Sonata demorou, mas chega por R$ 96.900 com alto potencial de sedução.

Projetado em conjunto pelos estúdios Kia de Alemanha e EUA, seu desenho externo é uma obra de arte. Desde a frente com a grade típica dos modelos mais novos da marca, passando pelas laterais com a linha de cintura alta e imponente, até a traseira com agressivas lanternas de formato irregular que molda a tampa traseira, o carro tem linhas típicas de esportivo impressão reforçada de propósito por detalhes como as falsas tomadas de ar nos paralamas. Isso inclui a linha do teto parecida à dos cupês, que consegue não interferir no espaço digno do sedã de luxo para quatro pessoas que ele é.

Kia OptimaO interior faz jus à “segunda vocação” do Optima. Seu console é levemente voltado ao motorista para dar a impressão de cockpit, mas o pacote de equipamentos continua beneficiando a todos: ar-condicionado digital bizona, cabine revestida em couro, sistema de som multimídia com quatro alto-falantes e dois tweeters, trio elétrico e volante multifuncional. A segurança se faz presente com airbags frontais, laterais e de cortina, câmera do ré, controles de tração e estabilidade, direção hidráulica, freios com ABS e EBD, luzes diurnas, piloto automático e sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento.

Tudo isso na versão básica, já que a de topo agrega farois de xenônio, chave Smart Key e teto solar panorâmico por R$ 105.900. O motor do Optima é um moderno 2.4 16v que produz 180 cv. E como se isso não bastasse, ela vem aliada ao excelente câmbio automático sequencial com borboletas no volante. Ou seja, a Kia volta ao segmento com um pacote digno de seduzir muitos compradores que antes levariam um Ford Fusion, Chevrolet Malibu ou Volvo S60. Como sempre, as opções de cor são preto, prata e branco.