O primeiro fruto da união Fiat-Chrysler chega ao país direto para o topo da linha brasileira da marca de Turim. É verdade que seu projeto nada mais é que um Dodge Journey levemente redesenhado, mas o Freemont chega com mais diferenças do que se percebe à primeira vista. Além disso, chega em duas versões com uma excelente combinação de estilo e motor aliada a preços que lhe tornam uma alternativa de enorme importância para quem está buscando um carro espaçoso, requintado e confortável para grandes famílias.
O desenho exterior traz grade, parachoque dianteiro e rodas exclusivas, além de lanternas com LEDs, gerando um modelo de linhas modernas e com bastante personalidade, alinhado com as mais recentes tendências de estilo. Segundo a marca, ele recebeu reforços estruturais em relação ao Journey, ficando mais resistente a colisões, além de ter tido a suspensão recalibrada para adaptar-se às condições de nossas estradas. Além disso, seu tamanho avantajado (quase cinco metros de comprimento) lhe dão imponência no trânsito a ponto de ele nunca passar despercebido pelas ruas.
A cabine também foi redesenhada e adquiriu um ar elegante, fazendo uma ótima combinação de preto com prata, que ostenta no console central uma touchscreen de 4,3" destinada às funções do computador de bordo. Toda essa sofisticação é empurrada pelo 2.4 16v que a Fiat também manteve, desenvolvendo 172 cv e 22,4 kgfm, tracionados pelo câmbio automático de quatro marchas. Este motor será oferecido nas versões Emotion (R$ 81.900) e Precision (R$ 86.000), ambas com garantia de três anos e direito a entrada no clube Fiat L’Unico, que dá inúmeros privilégios também aos donos de Linea e 500.
A primeira já traz um pacote de equipamentos invejável: ar-condicionado digital bizona, direção hidráulica, airbag duplo, freios com ABS, EBD e BAS, controles de tração e estabilidade, rodas aro 16" e sistema de som multimídia com seis alto-falantes. Já a versão de topo leva sete passageiros, e agrega regulagens elétricas para o banco do motorista, rodas de 17", airbags laterais e de cortina e ar-condicionado digital trizona, entre outros. Os opcionais são apenas teto solar e bancos de couro.