No atual mar de crossovers que inunda o mercado, a linha Pajero é um interessante caso de fidelidade às origens. Ela é formada por legítimos SUVs de construção mais robusta, com tração 4x4 e reduzida, e por mais que a cada geração fique mais vistosa e confortável, suas prioridades nunca deixaram de ser a valentia no off-road e a resistência mecânica. Suas versões incluem a compacta TR4, mediana Dakar e a topo-de-linha Full, que por sua vez recebe um leve face-lift para 2012, com preços começando em R$ 173.990.
Seu desenho consegue ser imponente usando uma receita bem diferente do que se vê nos crossovers. A Full aposta numa silhueta de dois volumes bem definidos que remete aos anos 1990, de forma que é a profusão de relevos que lhe dá o aspecto moderno. É o caso dos parachoques e paralamas abaulados, que lhe mantêm o ar elegante e robusto por onde passa, mas com toques de esportividade como as lanternas à moda tuning. Seu face-lift lhe trouxe apenas parachoque dianteiro redesenhado, novas rodas de liga leve e uma nova grade frontal. As ranhuras em seus filetes lembram a grade de Fiat Palio e Strada Adventure, enquanto os pilares nos extremos parecem ter a mesma função das peças usadas no Freemont, de estender visualmente a largura dos farois.
Seu expressivo comprimento lhe permite levar até sete passageiros, em que a última fileira de bancos pode ser removida para um porta-malas maior. A cabine é recheada de luxos como saída de ar-condicionado para os passageiros de trás, bancos de couro e retrovisor eletrocrômico, mas a novidade está na touchscreen que ganhou o console central para o sistema de entretenimento, que conta com Bluetooth e GPS. O carro pode vir com o 3.8 V6 a gasolina de 250 cv e 33,6 kgfm de torque ou 3.2 turbodiesel (R$ 193.990) de 200 cv e 49 kgfm de torque. Sempre na versão HPE, com câmbio automático de cinco marchas e tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial.