O contraste entre carro e cenário em cores tão diferentes já atrai olhares o suficiente para evitar ilusões à hora de ler este texto: não foi dessa vez que a Parati passou à geração atual do Gol. A defasada perua compacta recebeu mínimas alterações de visual e pacote de equipamentos para entrar na nova linha da marca, seguindo o completo contrassenso da indústria nacional de lançar a linha do ano seguinte quando o atual não chegou a completar dois meses.
A versão básica ganhou bancos com a malharia Trend, enquanto o pacote de itens opcionais de mesmo nome incorporou farois com detalhe interno cromado, adesivo preto para as colunas B e C e alças de segurança no teto. Já a versão Surf traz tudo isso de série e mais rodas de liga leve aro 15” em cinza Tom e nova faixa decorativa lateral. Por fora, a versão básica ganhou os parachoques pintados inteiramente na cor do veículo como o Gol G4. Trouxeram um visual mais limpo, mas já não há como negar que se trata de um carro antigo. Por mais qualidade que apresente, seu projeto é do começo dos anos 1990 e com concepções herdadas do anterior, de uma década antes.
O resto da família Gol também ganhou novidades. Igualmente defasado, o G4 traz calotas aro 13” de série nas versões básica e EcoMotion, mas só a primeira oferece o pacote Trend: este ganhou os mesmos itens do da Parati mas também volante de quatro raios, lanternas fumê e luz de cortesia no porta-malas. Novos opcionais são os farois de neblina e rodas de liga leve aro 14”. Já Gol G5 e Voyage ganham repetidores da luz de direção nos retrovisores em suas versões de topo, Power e Comfortline. Ainda surgem dois novos tons de cinza para toda a linha VW: Quartzo e Marine, este último excetuando Gol Power e Rallye.
Atualização 25/04/2012: O lançamento oficial da linha trouxe novidades para outras linhas. Nestes links você poderá ler o que mudou em Polo e Golf, mas também vieram alterações para Fox, CrossFox e Saveiro.