Definitivamente, a marca alemã não se cansa de provar que não tem originalidade por aqui. Para quem já usou a nova Saveiro para copiar descaradamente a cabine estendida em picapes compactas da Fiat Strada, e Gol e Voyage I-Motion com o uso do câmbio automatizado nos compactos a la Palio e Siena Dualogic, já estava demorando demais para vir a “inspiração” no Mille Economy.
Partindo de R$ 27.300 com duas portas (a configuração de quatro portas custa dois mil reais a mais), o veterano recebeu poucas melhorias, como diferencial alongado e pneus de baixa resistência ao rolamento (que exigem calibração diferente da do modelo comum), mas que garantem uma redução de 10% no consumo, segundo a marca. Seu motor continua o 1.0 Total Flex de 68/71 cv (gasolina/álcool), mas agora o interior conta com um indicador digital de consumo no painel.
A VW também traz outras novidadas para a linha 2011. Entre a família Gol, o G5 ganhou a versão Seleção, e a Parati Trend traz calotas de 15 polegadas, enquanto a Titan ganha liga leve, e passa a oferecer bancos de couro sintético. O irmão maior Polo recebe calotas novas e palhetas Aerowisher, enquanto sua versão GT ganha novas aro 15” de liga leve e detalhes externos em preto brilhante, e internos mais escurecidos. Já o Golf passa a oferecer câmbio automático Tiptronic de seis marchas na versão Sportline 2.0.