Esportivos são a categoria mais emocional que existe no mundo dos carros. Suas diferenças em relação aos urbanos lhes dão todo o valor que eles têm para os entusiastas porque não só são incontáveis como procuram se aproximar da perfeição de sonho que tanto cultuam. Por outro lado, ter um carro feito no próprio país é sempre um orgulho por diversos motivos. O que dizer, então, ao saber que será lançado um superesportivo projetado e fabricado no Brasil?
William Denis Rosset é o nome ao qual se deve agradecer por este marco na indústria automotiva brasileira dos últimos tempos. Afinal, já tivemos dezenas e dezenas de modelos idealizados aqui, em especial na década de 1980, mas eram os chamados fora-de-série, ou no máximo as lendárias iniciativas da empresa de um certo João Gurgel. Aqui o desenho foi assinado por Fernando Morita para atender ao desejo de William em presentear seu pai, o igualmente fanático por carros Doniro Rosset – dele vem o nome do carro. A unidade das fotos é a única produzida até agora, e irá para Doniro, mas o interessante é que este presente de pai para filho passará a agradar a mais gente.
Depois que esta unidade ficou pronta, decidiu-se retirar os moldes das peças e se iniciar uma linha de produção para o cupê. A ideia é de a fábrica se situar no Sul do país para fazer da produção todo um evento turístico, e dar ainda mais exclusividade às belas linhas que o carro ostenta: pode haver um detalhe aqui e outro ali que lembrem os modelos europeus, mas o fato é que seu desenho é único. Esbanja originalidade com detalhes como a faixa de luz que destaca a dianteira e combina com as lanternas, usa elementos clássicos de esportividade como o motor central exposto pela tampa atrás da cabine em vidro, e finaliza com o toque especial de levar a assinatura dos idealizadores nos paralamas traseiros.
O motor é o 8.4 V10 que eternizou o americano Dodge Viper, mas nem ele resistiu à habilidade do jeitinho brasileiro: foi retrabalhado para render nada menos que 1.007 cv, e ainda por cima usando nosso etanol – é mais potente que treze VW Gol juntos… As expectativas são de vender algumas unidades também para o exterior, mas no Brasil o preço deve ficar em R$ 2 milhões, média dos carros desse naipe. O único porém é que até agora a empresa tem intenção de produzir apenas 50 unidades do DoniRosset. Resta torcer para que ele venda bem a ponto de motivá-los a continuar a produção, pelo menos no ritmo das marcas como Ferrari e Lamborghini.