Chega ao país a oitava geração de um dos sedãs mais famosos da Alemanha. Ela faz parte da renovação do segmento de entrada das marcas premium, que inclui concorrentes de menos renome como VW Passat, rivais orientais como Toyota Camry e revelações como o novo Volvo S60, sem contar com conterrâneos como BMW Série 3, cuja nova geração chegará em breve. É um setor de alto prestígio, e que no Brasil vem tendo números de vendas cada vez mais expressivos.
Basta uma olhada mais atenta aos showrooms de cada marca e se percebe a atual tendência de criar uma identidade de estilo própria. Grade grande e bipartida na Chevrolet, linhas fluidas e opulentas na Hyundai, farois e grade formando um só elemento na VW, e grade dianteira em peça única na Audi, formando o maior destaque desse setor. As laterais são mais sóbrias, mas costumam trazer linha de cintura elevada e dois vincos pronunciados, dando ideia de movimento. E a traseira se faz com o par de vistosas lanternas horizontais em LEDs. O grande problema é que os alemães parecem não saber quando parar.
Os VW ficaram parecidos a ponto de se poder confundir Jetta com Fox quando vistos de frente. E isso para não comentar do volante multifuncional, que surgiu no Passat CC mas hoje em dia se pode encontrar até no Gol. Caso parecido se repete com A4, A6, A8 e etc. Eles seguem tendências modernas e têm bom estilo, isso é fato. Mas eles perdem muitos pontos porque usam exatamente os mesmos elementos, apenas retrabalhados para condizer com o tamanho de cada carro. Resulta numa gama de produtos de altíssima qualidade, mas que não chamam atenção como cinco anos atrás, porque são parecidos demais.
No entanto, ao fazer o esforço de colocar este assunto de lado vemos surgir um carro excelente. Os farois usam os LEDs em nova tecnologia para conseguir efeito visual diferente. Por dentro temos a típica profusão de couro, cromados e tecnologia, mas a situação ainda vai melhorar. É que em julho chegará a versão de topo, Ambition. A que veio agora é a Ambiente, e por R$ 149.700 traz teto solar, bancos dianteiros elétricos, direção elétrica e controle de estabilidade, entre outros itens. Seu motor 2.0 conta com turbo e injeção direta para alcançar 180 cv e torque de 32,6 kgfm, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em 8s2 e à máxima de 226 km/h. O câmbio é o Multitronic, do tipo CVT.