Citroën DS3

Citroën DS3Finalmente chega ao Brasil o famoso DS3. Ele é mais um modelo da Citroën, mas ganha importância por oficializar a vinda da linha DS ao país. Trata-se da divisão de luxo da marca francesa, inaugurada em 2009 justamente com este modelo. Aqui no Brasil ele só faz reforçar o lado estiloso e classudo típico dos franceses e que caracteriza a Citroën ao redor do mundo, e faz os compactos de imagem ficarem cada vez mais próximos de virar uma categoria fixa.

Esta classe de carros surgiu no começo da década passada com a nova geração do famoso Mini Cooper, e começou a ganhar adeptos por formar um interessante contraste entre o estilo retrô do compacto dos anos 1960 a estilo contemporâneo e cabine recheada de luxo e tecnologia. Os primeiros rivais começaram a se manifestar como a Fiat, que usou receita parecida com o 500 e vem fazendo sucesso ano após ano, mas as seguintes apostaram por outro lado. Audi A1, smart fortwo e agora o DS3 formam o time que usa a modernidade por dentro e também por fora, mas tem o maior atrativo no desenho.

Citroën DS3Isso se percebe com facilidade porque as linhas do DS3 parecem uma evolução das usadas nos Citroën “comuns”. Ainda estão lá os traços volumosos e  grade que ressalta o “duplo chevron” da marca, mas é interessante notar como as proporções foram retrabalhadas para lhe dar todo um toque de elegância a mais. Os cromados estão na quantidade certa, o ar esportivo fica por conta das belas rodas, mas ele também tem elementos que o diferenciam da família. É o caso do teto com aspecto flutuante e das colunas centrais em formato de barbatana de tubarão. Fora que ele só vem em duas portas, enquanto o C3 europeu só vem com quatro – eles compartilham a plataforma.

No Brasil ele chega por R$ 79.900 em versão completa, tendo aos bancos de couro como único opcional, por R$ 2.900. Isso significa que temos ar-condicionado digital, sistema de som multimídia com seis alto-falantes e touchscreen no painel, conexão Bluetooth, airbags frontais e laterais, freios com ABS, EBD e BAS, luzes diurnas em LED, controle de estabilidade e perfumador de ambiente, como no C4. O motor é o 1.6 THP de 165 cv já usado em alguns modelos da Peugeot, e aqui vem apenas com câmbio manual de seis marchas, com overboost nas quatro últimas. Destaque também vai para a personalização: são oito opções de cor para a carroceria, quatro para o teto e quatro até para as rodas, fora os adesivos.