Nem os crossovers foram deixados de lado no ousado retorno da Lexus ao país. Dessa vez eles se separaram da Toyota e ganharam até rede de revendas própria – a primeira deles está na capital paulista. O foco principal está nos sedãs, mas trazer também o RX indica que eles estão atentos à ampla aceitação que esse mercado vem recebendo nos últimos anos. Ainda não se sabe sua tabela de preços, mas a julgar pelo conjunto é de se esperar que ele entre na categoria onde atuam Ford Edge e Land Rover Evoque.
Até poucos anos atrás o conceito de carro se dividia entre veículos bem urbanos ou utilitários mais rústicos e de construção mais robusta. O divisor de águas se deu quando o consumidor passou a querer o conforto e o requinte dos primeiros ao mesmo tempo que o estilo imponente e a posição de dirigir elevada dos outros. Foi quando surgiram pioneiros como Volvo XC70 e BMW X5, que pouco a pouco foram seguidos pelas marcas rivais. Como cada uma criou suas próprias variações em tamanho, estilo e motor, em pouquíssimo tempo já é possível encontrar um espectro que vai desde o futuro Ford EcoSport brasileiro até o supra-sumo em luxo e desempenho chamado de Porsche Cayenne.
Entretanto, é uma pena que grande parte desses modelos ainda não se encontre à venda no país. O Lexus vem na versão RX350 sabendo que tem um árduo trabalho pela frente, ainda mais porque ele não se destaca no que faz a fama dos rivais: o desenho. Suas linhas têm ótimo gosto, com detalhes agressivos mas que não perdem a sobriedade da discrição, mas é justamente esta discrição que se converte em problema. A traseira muito inclinada e de lanternas transparentes faz indesejada alusão às peruas japonesas dos anos 90, num tempo em que Edge e Evoque provocam torcicolos com o futurismo dos seus desenhos de linha de cintura elevada e cores chamativas.
Ou seja, ele não nega que seu foco é o luxo mais conservador. Isso também se atesta na cabine, tanto através do recheio de equipamentos como pelas formas, que conseguem transparecer mais modernidade que o exterior mas sem causas estranhamento. A versão que chega ao país traz o motor 3.5 V6 de 277 cv que o mesmo grupo usa no sedã Camry – Lexus é a divisão de luxo da Toyota – mas com tração 4x4, herança dos ancestrais utilitários que quase não se utiliza nestes carros, mas faz valer sua presença nas raras incursões em caminhos de terra… e em especial nas conversas dos animados donos, em que serve de argumento para exaltar a imagem do carro que têm.
Atualização 22/05/2012: O preço do Lexus RX 350 é de R$ 298.000.