O mercado mais uma vez faz valer sua sagrada regra de oferta e procura. A categoria de sedãs de alto luxo está mais forte do que nunca também no Brasil, e isso dá força ao conhecido ciclo que envolve os clientes querendo comprar mais e os fabricantes aumentando a oferta. É exatamente isso que motiva a volta oficial da Lexus ao nosso mercado, mas pela primeira vez com independência da Toyota. As operações começam com três modelos de alta categoria, sendo o mais acessível o três-volumes IS.
No texto do irmão maior LS se comenta sobre a imagem de luxo que os Lexus passam com êxito, mas o caso do IS merece análise com outro ponto de vista. Seu porte condiz com uma categoria abaixo daquele, significando que ele deve ocupar a faixa dos veteranos BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, das vedetes Kia Cadenza e Hyundai Azera… Mas também do primo pobre Toyota Camry. Este último já sofria porque seu preço alto lhe deixou um segmento acima do que ele deveria estar, e com isso sua imagem modesta desaparece frente ao renome daqueles rivais mencionados. E agora ainda vem concorrência interna e com todo este calibre…
A estratégia da Toyota (ou pelo menos sua esperança) está justamente em converter a seu favor essa diferença de imagens. O Camry da atual geração foi desenhado com diferentes perfis para que cada mercado receba a mais conveniente, e agora sim faz sentido que tenhamos recebido a mais conservadora de todas. O engenho está em que o Camry fica com a parcela mais sóbria dos clientes dessa faixa de preço, composta em geral por homens de idade mais avançada. Não deixa de oferecer luxo e elegância, mas a marca mais conhecida e o estilo sóbrio e parecido ao do irmão menor e mais famoso Corolla garantem a discrição que já não se encontra com facilidade no segmento.
Isso se deve justamente à adoração do público pelas tendências que o Grupo Toyota passa a seguir com o IS. Ele sim faz um páreo muito interessante com os sedãs mencionados ali em cima, e isso começa pela pompa da marca Lexus mas continua com o design: as linhas trocam os vincos e recortes típicos dos orientais por uma fluidez volumosa que vem se tornando moda no Ocidente, e que fez as antes “apagadas” Hyundai e Kia serem catapultadas para o status de objeto de desejo. O estilo do IS apresenta personalidade forte e própria, uma esportividade que pode não provocar revoluções de estilo, mas lhe faz chamar atenção com muita facilidade.
Perfeito exemplo de redundância é comentar o quão completo vem o pacote de equipamentos de um carro como esses. Com isso, resta mencionar que ele vem na versão IS300, que corresponde ao motor 3.0 V6 de 231 cv – o esportivo da família curiosamente é mais fraco que o Camry que veio para cá. Motores à parte, a divisão de luxo agora deixa de ser oferecida sob encomenda nas revendas da Toyota e ganha rede própria. A primeira revenda exclusiva Lexus estará na cidade de São Paulo, e os carros da marca terão quatro anos de garantia.
Atualização 22/05/2012: O preço do Lexus IS 300 é de R$ 218.500.