Prazer que não se tem todo dia é o de ver mais uma marca iniciar (ou retomar) suas operações no Brasil. Nossas boas-vindas da vez vão à Lexus, que vem ocupar alguns segmentos de alto luxo oferecendo quatro modelos. Além do crossover RX chegam os sedãs IS, LS e ES, este último apenas esperando para chegar já em nova geração, prevista para novembro. O LS é nada menos que o modelo mais luxoso que a marca oferece, mas seu conjunto mostra ótimo preparo para enfrentar a concorrência.
A Lexus nada mais é que a divisão de luxo dos modelos Toyota, mas que desde o início teve como foco principal o mercado dos EUA. Este tipo de separação é importante quando uma empresa deseja atender a distintos públicos, porque permite trabalhar melhor a questão da imagem. Pontos de venda, tendências de estilo, tudo se cria do zero para que se atenda a clientes deste maior nível com o que o dinheiro deles permite exigir. É todo um trabalho que imagem que até passa pela parte de lembrar da marca de origem, mas apenas na forma que convém. Ou seja, a filosofia da Lexus seria trazer a qualidade de sempre da Toyota, mas numa embalagem muito mais luxuosa e refinada.
Tudo isso engorda a lista do combatente japonês que chega para a categoria de maior luxo entre os carros de série. Trata-se da estirpe que reúne ícones como Audi A8, Bentley Continental Flying Spur, BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S, além dos igualmente requintados mas menos prestigiados Hyundai Equus e VW Phaeton, este não vendido aqui. As vendas são sempre reduzidas, mas os lucros que esses carros dão são astronômicos. O problema está em convencer os abastados clientes a levar o Lexus em vez de rivais de renome maior. Porém, como se comenta no texto do IS, ele tem seus diferenciais.
Nem sempre criar tradições fortes demais é algo bom para um modelo. Porque isso implica em ter cada vez mais barreiras na hora de desenvolver a geração seguinte, e em geral resulta que os modelos saem excessivamente parecidos aos anteriores. Então, a julgar pelo estilo do LS é possível inferir que sua pretensão é de atrair aos que não querem tanto conservadorismo. Seus traços na verdade rompem tanto com a alusão às limusines como com a escola de estilo japonesa. Ou seja, ele esclarece que seu foco é o Ocidente quando os relevos recortados dão lugar às formas orgânicas e volumosas mais comuns por aqui.
Quanto ao seu nível de equipamentos, basta dizer que pelo menos lá fora ele tem a opção de entre-eixos alongado, em que o espaço extra se dedica exclusivamente às enormes poltronas traseiras, já que em geral os donos desses carros têm quem os dirija por eles. A versão que chega ao Brasil é a LS460 L, que traz um 4.6 V8 de 32 válvulas e 347 cv. A Lexus pretende vender 100 unidades entre todas as opções até o fim deste ano. Com isso, se o LS vender bem podemos receber outras versões, como a híbrida LS600h.
Atualização 22/05/2012: O preço do Lexus LS 460 L é de R$ 615.000.