Enquanto na Europa elas até hoje fazem sucesso, é uma pena que no Brasil as peruas tenham perdido mercado. Até a década de 1990 quase todas as linhas tinham seu exemplar no topo das mesmas, mas com a proliferação de novas categorias a clientela se deixou seduzir em massa pelas minivans e, há menos tempo, pelos crossovers. A A6 Avant chega para dar um respeitável toque de luxo a essa estirpe que já contou com ícones como Belina, Caravan, Quantum e Marea Weekend, e que na verdade nunca deixou de merecer vida longa.
Esta vida longa se merece pela ótima fama que se vem acumulando através das décadas pelas também chamadas “station wagons”. Seu desenho pode ser facilmente derivado de um hatch ou sedã, o que elimina excesso de custos de projeto. Mas nem por isso deixam de oferecer liberdade de desenho, porque existe todo um espectro de possibilidades para seu desenho de traseira, porque se pode ir desde o abrupto “corte a machado” que caracteriza as peruas Volvo há muitos anos, até a enorme inclinação que até hoje causa estranhamento em quem vê uma foto das versões Avant de Audi 100 e 200 dos anos 1980 – coincidências à parte, ela não deixa de ser uma tataravó da perua que motiva este artigo. E ela, aliás, segue um estilo mais intermediário mas que traduz muito bem o trunfo que as peruas sempre tiveram: o apelo esportivo. Elas fogem da vocação essencialmente familiar das minivans ou da falsa aptidão off-road dos crossovers, e acabam por conseguir um desenho quase sempre de muito bom gosto.
Lançar esta perua no Brasil é mais um passo da Audi para cumprir seu extenso plano de lançamentos aqui. A A6 Avant já chega na sétima geração, que por sua vez foi lançada na Europa no ano passado. Suas evoluções se fazem, por exemplo, no aumento de entre-eixos para 2,91 metros que vem em conjunto com carroceria mais leve, graças ao uso de novos materiais. A cabine pode vir em diversas combinações de cor entre bancos, tapetes, paineis e teto, e seu pacote de itens é interminável. Mas uma melhoria importante foi o enorme avanço na tecnologia embarcada: ela traz sistemas eletrônicos para detectar a presença de animais e pessoas num raio de trezentos metros à noite (Audi Night Vision), tomar medidas de segurança em caso de colisão inevitável (Audi Pre Sense Plus) e os farois bixenônio com iluminação para qualquer condição de clima, que por sua vez dispensa os farois de neblina e em seu lugar coloca radares de outro sistema, o Adaptive Cruise Control.
É uma pena que grande parte desses sistemas, no entanto, é restrita a um pacote opcional. Chamado de Advanced, ele custa surpreendentes R$ 34.500 sobre o preço inicial de R$ 330.900 – muito bem aplicados, não se pode negar. Fora isso, ela traz o que todo carro de sua faixa de preço oferece, como ar-condicionado bizona, central multimídia e teto solar panorâmico. Toda essa irradiação de tecnologia foi herdada em grande parte dos irmãos maiores A7 e A8, e continua quando se abre o capô. Equipada com o 3.0 TFSI, ela produz 300 cv e pode fazer o 0 a 100 km/h em 5s6. Este motor recebeu várias melhorias quanto à eficiência, como a adoção do sistema start/stop, e com isso chega a ser 21% mais econômica que a anterior – ela faz a excelente média de 12,2 km/l entre cidade e estrada. Tudo isso é comandado com a tração integral Quattro e pelo Audi Drive Select, que regula os ajustes de direção segundo os modos auto, conforto, dinâmico ou individual.
Quem pensa que seus 4,92 m de comprimento por 1,87 m de largura lhe fazem parecer uma barca se engana: a altura de apenas 1,46 metro ajuda muito na já comentada esportividade que seu desenho transpira, e ainda existem spoiler traseiro, teto solar panorâmico, frisos decorativos e belas rodas aro 18”, com pneus 245/45 R18. Por outro lado, ela não esqueceu do amplo porta-malas: temos 565 litros que podem passar a 1680 se se rebatem os bancos traseiros. E mesmo quem tiver as mãos ocupadas pode desfrutar deste latifúndio: basta fazer um leve movimento com o pé abaixo do parachoque traseiro como se fosse dar um chute no ar, que um sensor detecta e abre a tampa traseira em forma automática. Que tipo de carro reúne tantas qualidades como as já citadas a todas essas mesuras para com os felizes proprietários, além de uma legítima station wagon?