Lançado no Brasil no mês passado, o Série 3 foi anunciado até então com uma opção de motor, a 328i. Mas agora o modelo começa sua venda trazendo mais uma versão, a 335i. Essa variedade se deve à excelente vendagem que os sedãs de luxo têm por aqui, realçada pela redução do IPI. Afinal, esses modelos sempre foram objeto de desejo, mas apenas alguns anos atrás as marcas começaram a trazê-los também nas versões mais baratas: os níveis de equipamento ainda são excelentes, mas os preços ficam mais acessíveis.
Em marcas de luxo como a BMW, as versões se parecem muito no exterior porque a palavra de ordem é valorizar o alto nível. Ou seja, não existem diferenças de visual que ressaltem a diferença de preço que mantêm, mas sim detalhes que realcem o foco de cada versão. É o caso das quatro opções trazidas para a 328i, em que a comum custa R$ 171.400, mas na versão Sport passa a R$ 189.700, na versão Luxury a R$ 212.950 e na versão Modern a R$ 229.050. Seus nomes já antecipam os focos, mas é interessante de ver que num carro desses as versões significam que cada uma traz desenho próprio de rodas, detalhes extras de acabamento e até cabine com padronagem de cor diferente. Isso permite a cada cliente encontrar a variação que mais lhe agrade, mas todas partindo do mesmo estilo de linhas sobrias e elegantes, mas com o acentuado toque de esportividade que vem caracterizando as gerações deste sucesso de vendas dos alemães há décadas.
É uma pena, porém, que a nova motorização traga apenas uma opção de acabamento, a 335i Sport. Por outro lado, esta é a versão mais luxuosa da Série 3, e isso significa um pacote que inclui central multimídia de entrenimento com Bluetooth, controles de estabilidade e tração, freios com ABS e EBD, luzes externas com amplo auxílio de LEDs e oito airbags. Mas suas diferenças estão em avanços na questão do luxo, como o já famoso sensor que abre a tampa do porta-malas se o usuário fizer um leve movimento com o pé abaixo do parachoque, e também quanto à segurança: em caso de acidentes, o carro envia mensagens de texto através do celular do condutor para uma central de atendimento, que por sua vez providenciará os cuidados necessários. Sob o capô, a nova versão da Série 3 traz um 3.0 de seis cilindros que gera 306 cv e usa câmbio automático de oito marchas. Esta versão custa R$ 294.950, mas a linha ainda pretende crescer mais: estão previstos o 320i, com preço bem menor, e uma versão que usa o pacote M de itens esportivos.