Audi A5 Sportback

A5090036Mais uma novidade chega ao Brasil para o já extenso mercado de alto nível que nós temos. Aliás, é justamente essa variedade exacerbada de carros de luxo ao redor do mundo que motiva a constante busca por novos nichos em tamanho e estilo que possam agradar aos clientes que não se sentem satisfeitos com a ampla linha de sedãs e peruas oferecida por marcas como Mercedes-Benz, BMW e Audi. Esta última é a que agora traz ao Brasil a carroceria de quatro portas do seu famoso A5, em duas versões de acabamento.

Nicho de mercado é a expressão dada ao público-alvo que uma marca julga existir mas que até então não se encontra plenamente atendido com os modelos de sua linha. Essa visão de oportunidade pode parecer fútil num primeiro olhar, mas na verdade foi o que motivou categorias de carro que hoje em dia são indispensáveis – as minivans, por exemplo, surgiram nos anos 1980 dessa forma, ao passo que os crossovers vieram em forma parecida mas nos anos 2000. O caso do Sportback se torna curioso porque é um “nicho de nicho”. Afinal, já na década passada a Mercedes-Benz fez fama com o CLS, que na época revolucionava por aliar a esportividade do caimento de traseira dos cupês ao lado familiar trazido pelo uso das quatro portas. Suas vendas motivaram a chegada do Audi A7 e chegaram até às marcas de prestígio menor, caso do VW Passat CC. O problema era que até então todos eram derivados da gama mais alta de cada marca, e isso explica que A5 Sportback surja justamente como uma opção de mesma proposta do irmão maior, mas com custos menores.

Audi A5 SportbackA expressão “custos” se encaixa melhor nesta situação porque ela é mais abrangente do que “preços”. Isso vem do fato de que além de o A5 custa menos, o modelo brasileiro vem apenas com o motor 2.0 TFSI, que se vale de um extenso pacote de tecnologias para obter desempenho similar ao dos V6 e V8 que se usariam neste modelo dez anos atrás, mas com consumo e emissões muito menores. Este cupê chega ao país nas versões Ambiente e Ambition, cujos preços partem de R$ 163.900 e R$ 197.700, na ordem. O motor é o mesmo, mas na primeira versão rende 180 cv e usa câmbio CVT Multitronic de oito marchas com rodas aro 17” e pneus 225/50 R17, pacote suficiente para levá-lo de 0 a 100 km/h em 8s6 e chegar aos 222 km/h. Já a versão mais cara extrai 211 cv, traz rodas aro 18” e pneus 245/40 R18 e usa o câmbio automatizado S-tronic, de dupla embreagem e sete marchas para chegar aos números respectivos de 6s6 e 241 km/h. Como era de se esperar, sua lista de itens enche os olhos com exemplos do naipe de farois bixenônio, teto solar elétrico, freios regenerativos e alerta de colisão. Ele vem com quinze opções de cor externa.