Fiat 500L

Clique para ver em alta resoluçãoQuem não conhece o Cinquecento? Esse compacto da Fiat teve vendas massivas na Itália dos anos 50, mas cinco anos atrás ganhou uma releitura moderna que lhe fez um sucesso mundial. Ele abandonou o caráter de baixo custo que caracterizou o antecessor em favor de uma abordagem de luxo e charme que deu muito certo. Tanto que agora chega sua “irmã maior”, a minivan 500L. Sua ideia é aliar todo esse carisma a espaço muito maior para levar uma família completa, mas ela também traz outras vantagens.

O estilo simpático do 500 aparece por todas as partes da minivan. Ela foi criada visando substituir o Idea europeu, que não recebeu o face-lift promovido no modelo do Brasil, e o faz com vantagens. Afinal, troca as linhas retas tão típicas da década passada por traços mais orgânicos e modernos, e no final das contas resulta um trabalho muito bem feito. Basta olhá-la com atenção sob qualquer ângulo: como a dianteira ficou mais alta, também cresceram farois, tomadas de ar e os famosos frisos cromados, mantendo a semelhança com o três-portas. Já as laterais apostaram em traços mais limpos e seguem a tendência da linha de cintura elevada, mas a versão de produção (nas fotos, o veículo branco) adotou uma solução interessante: pintar a parte de cima de preto lhe retira a sensação de veículo pesado e de massa elevada, e ainda tem todo o toque nostálgico de lembrar que esse estilo de cor dupla foi muito famoso nos anos 50 e 60 – os mais velhos lembrarão que no Brasil ele se chamava de saia-e-blusa. Já a traseira conta com tampa de linhas simples para facilitar o acesso às bagagens, e bonitas lanternas que invadem as laterais.

Fiat 500L 1A impressão de dinamismo e personalidade forte se prolonga pela cabine do carro. Ele traz uma interpretação um tanto mais encorpada do estilo da linha, continuando com a profusão de formas arredondadas mas sem o ar lúdico de antes. Passa uma sensação geral de maior sobriedade em relação ao 500 mas sem abandonar o estilo dele. Destaque vai para o uso de duas cores em todo o ambiente, como a faixa do painel que pode vir na cor da carroceria ou mesmo o caso dos bancos. Mas estes últimos ainda trazem uma agradável sensação de déjà vu para os brasileiros porque sua mistura de vermelho e preto lembra muito a ideia difundida pelo Palio Sporting. Com lançamento previsto para breve, já se sabe que na terra da marca ela começará em 15.550 euros. As versões serão Easy, Pop, Star e Lounge, mas desde a mais barata o pacote de equipamentos agrada: terá itens como seis airbags, direção assistida com função City e controle de estabilidade, entre outros. As opções de motor são três, e todas são excelentes seguidores da tendência do downsizing: usando diesel temos um 1.3 de 95 cv, e usando gasolina o 0.9 TwinAir de 105 cv e o 1.4 16v MultiAir de 100 cv.

Fiat 500L 2Porém, os italianos mostram sua alma inovadora com outro aspecto: o 500L será o primeiro veículo do mundo a produzir café. Uma parceria com a conterrânea Lavazza permite que ele tenha sua própria máquina de expresso como um item opcional de 250 euros, o kit “Coffee Experience”. Como se vê nas fotos, a cafeteira tem formato de uma garrafa térmica e fica encaixada no porta-copos central, situado entre os bancos da frente. Ela tem compartimentos separados para água e café moído, e dispensa fiação porque se criou um sistema de aquecimento próprio para ele mesmo ferva a água e misture os dois. O kit inclui duas xícaras com encaixe próprio para o 500L e ainda um recipiente para açúcar. Além desse interessante kit, as fotos também mostram que a Fiat já planejou a linha de acessórios para a minivan, incluindo bagageiro aerodinâmico no teto e suporte para bicicletas. Até o momento ainda não existe qualquer plano de trazer o 500L ao Brasil, mas já se sabe que em breve ele terá uma versão de entre-eixos alongado, para levar sete pessoas. Então não é descabido imaginar que esta seja a que virá ao Brasil mas para o segmento dos médios, enquanto a Idea cederia lugar a um modelo nacional, baseado no novo Palio.