Que apaixonado por carros não conhece o que deve ser o modelo mais famoso da história da Mitsubishi? Este é um dos casos de maior sucesso alcançado em menos tempo, porque esse nome começou a se usar em 1992. São vinte anos de uma marca aplicando o melhor que tem a oferecer num três-volumes que virou ícone de dirigibilidade esportiva tanto nas cidades como na terra – esse carro também coleciona títulos de rali. Nosso mercado acaba de receber uma série especial que só realça o que faz a reputação deste carro.
Em momento algum se viu o Lancer Evolution chegar ao mercado com a proposta de quebrar recordes de velocidade. Seu mote está mais para a fascinante habilidade de sua marca em conciliar alto desempenho e preparo técnico dignos de superesportivos para entregar dirigibilidade próxima da de um carro de corrida, mas embalada sobre a carroceria de um sedã urbano. Entretanto, hoje em dia não se pode dizer que essa receita continua sendo seguida fielmente pelo fato de que, como este carro virou um ícone entre os amantes de velocidade (e ainda mais por quem também é adepto do tuning), a Mitsubishi começou a fazer seu esportivo avançar cada vez mais: a fase atual, por exemplo, tem quase todas as peças exclusivas, especialmente porque sua parte mecânica requer mais espaço que a do sedã urbano. Porém, nem por isso ele deixa de lado o conceito que justifica o seu nome: o Evo, apelido criado por seus fãs, sempre manteve uma ligação visual enorme com o Lancer. O esportivo troca de fase tão mais rápido que o urbano que hoje está uma à sua frente mesmo sendo vinte anos mais novo, mas em nenhuma se tomou o caminh da compatriota Toyota, por exemplo: seu igualmente icônico Supra surgiu como uma versão do cupê Celica em 1979, virando um modelo à parte sete anos depois.
Voltando ao Evo X, a série especial que se inaugurou no Salão do Automóvel chega ao país custando R$ 211.990, com tiragem limitada a quarenta unidades. Partindo do esportivo igual ao que já se vendia no Brasil, o destaque desta série especial é justamente o uso de mais peças em fibra de carbono, material famoso por conseguir maior resistência que o aço pesando menos, e portanto famoso também pelo enorme uso em carros de corrida. As lanternas escurecidas e as rodas na cor grafite fazem par visual com o conjunto feito no novo material: spoilers dianteiro e traseiro, entradas e saídas de ar do capô, extrator de ar traseiro, capas dos retrovisores e até o suporte da placa, todos no tom de grafite que já ficou famoso por esse material. O lado interessante é que até a cabine ganhou peças exclusivas, como a parte interna de bancos, volante e colunas, detalhes das portas, console central e a cobertura do quadro de instrumentos. Um dos principais benefícios do uso da fibra de carbono é justamente a redução de peso, então para colaborar com tantas fontes disso a marca trocou teto, capô e paralamas por peças feitas em alumínio. Seu pacote de itens de série é sempre completo, mas o que ganha destaque no Evo X é o motor: feito em alumínio, o 2.0 16v Mivec conta com turbo e intercooler, conta com tração integral e usa um câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas, com três modos de operação. Quanto ao desempenho, basta dizer que a Mitsubishi acredita que este é o 2.0 mais potente do mundo.