Este é o modelo que causou furor no último Salão de Paris ao receber uma versão esportiva, no ano passado. Como os alemães já conseguiram emplacar sua linha de crossovers ao longo dos últimos anos, agora está aberta a possibilidade de estender seu sucesso em formas diferentes. SQ5 e RS Q3 realçam o desempenho, mas são as operações como um simples facelift que têm chances de aumentar a competitividade do modelo por completo. O último exemplo é o que forma a novidade do Q5 para o mercado brasileiro.
Todo o segmento de crossovers já se pode dizer que é uma criação não muito antiga do mercado de carros, de forma que nos dias de hoje a maioria de seus membros ainda não chegou à terceira geração. Observar esses pioneiros ganha importância porque é através deles que cada marca expressa a sua própria interpretação da categoria à qual ingressa, sem se deixar levar por tendências de mercado simplesmente porque até então nunca existiram. A BMW, para dar um exemplo, fez seu X5 seguir a receita consagrada por Jeep Grand Cherokee e Land Rover Range Rover, em que o luxo e a sofisticação eram acompanhadas por aptidão off-road igualmente extensa. Por outro lado, como a Mercedes-Benz já tinha décadas de experiência com o estilo rústico da Classe G, o seu primeiro crossover foi a Classe ML, com foco muito mais urbano e jovial, de início sem dar prioridade ao alto luxo. Já a Audi, por fim, preferiu começar atendendo as famílias: o Q7 sempre esteve mais próximo das vans do que dos SUVs. Hoje em dia eles oferecem outros dois irmãos, mas o conjunto do Q3 lhe dá todo o caráter de uma versão “Adventure” da linha A3. Foi ao irmão do meio, então, que recaiu o papel de representar a marca na parcela mais aventureira dos crossovers. É este que retorna ao país em duas versões, custando R$ 205.840 e R$ 246.700.
Assim como na linha A5, quando se fala em design o facelift do Q5 não fez mais que adaptá-lo às tendências atuais da Audi. Frente e traseira foram levemente redesenhados, incorporando contornos mais agressivos e maior uso de LEDs, além de detalhes interessantes como as rodas de 19” e as quinze opções de cor externa. A cabine combina couro em quatro opções de cor ao alumínio para fazer jus a uma lista de itens que inclui ar-condicionado automático, central de entretenimento com DVD player e navegação GPS, Audi Sound System com Audi Music Interface, farois bi-xenônio e bancos dianteiros com regulagens elétricas e ajuste lombar. Já o pacote de segurança se faz com sensores e câmera de ré para o auxílio ao estacionamento, sensores de luz e chuva, cintos de segurança ativos, airbags frontais, laterais e de cortina e direção Servotronic. O modelo já era vendido na versão Attraction 2.0, mas agora soma a Ambition com o V6 3.0 TFSI, acompanhado de câmbio Tiptronic de oito marchas e tração integral quattro – além da potência de 272 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 5s9 e máxima de 234 km/h, a marca divulga consumo 15% melhor, ficando em 9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. A lista de opcionais inclui Adaptative Cruise Control, Audi Side Assist, Audi Drive Select, Keyless-Go e sistema de som Bang & Olufsen.