De uma vez, a divisão brasileira da Citroën lançou a nova linha dos três veículos urbanos que produz localmente. Eles são a linha C3 e saem da fábrica de Porto Real (RJ), ao passo que C4 e C4 Lounge vêm da cidade argentina de Villa Bosch, a linha Jumper é fabricada em parceria com Fiat e Peugeot em Sete Lagoas (MG), e as linhas DS e C4 Picasso na França. Este artigo apresentará apenas as novidades do hatchback premium, cuja lista de versões passou por alterações para ficar mais competitiva e agora vai de R$ 40.990 a R$ 56.090.
Quem conhece um pouco mais das operações do Grupo PSA certamente sabe que o “equivalente” do C3 na linha Peugeot é o 208. Eles compartilham uma série de componentes e têm preços muito parecidos, mas não chegam a disputar exatamente o mesmo público, como entre Berlingo e Partner: enquanto o 208 aposta na esportividade, o C3 tem perfil mais familiar. Isso se vê mais facilmente em detalhes, como o design externo mais elegante que agressivo, a área envidraçada maior, e as formas da cabine que privilegiam o espaço interno. Sem mudar nada em estilo ou performance, o hatchback premium deste artigo investe mesmo é nos equipamentos, ao redistribuí-los com a adição de novas versões de acabamento.
Sua primeira versão é a Origine 1.5, com ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica, rodas aro 15” com calotas e travamento das portas a distância de série. Por R$ 44.090, a Attraction adiciona iluminação diurna em LEDs, acionamento elétrico para retrovisores e os vidros das quatro portas, sistema de som multimídia com comandos na coluna de direção, conexão Bluetooth, farois de neblina e rodas de liga leve aro 15”. Já a Tendance soma ao pacote anterior detalhes externos na cor do veículo, o parabrisa panorâmico Zenith e seis alto-falantes, e com isso chega a R$ 46.090. Todas estas compartilham o motor 1.5 8v, que gera potência de 89 cv e torque de 13,5 kgfm com gasolina e 93 cv e 14,2 kgfm quando abastecido com etanol.
Entretanto, agora há mais uma usuária desse propulsor. O acabamento Exclusive com câmbio manual agora usa o 1.5, em vez do 1.6 16v. Assim, o C3 pode adicionar à lista da Tendance apoia-braços para os bancos dianteiros, alarme ultrassom, ar-condicionado automático, retrovisor interno eletrocrômico, rodas de liga leve aro 16” e os sensores de chuva, crepuscular e de obstáculo traseiro, e ainda ficar em R$ 49.990. Este valor forma uma dupla interessante com a outra novidade, a Tendance 1.6 16v automática. Como esta última custa R$ 50.990, o cliente pode escolher entre acabamento mais requintado ou o fim das trocas de marcha quase sem diferença nos custos. Até então, todas as versões do C3 mantinham “degraus” de preço bem definidos entre uma e outra.
Em relação à Tendance manual, esta versão agrega borboletas para as trocas de marcha, porta-luvas com luz de cortesia e refrigeração e vidro do motorista com função um-toque, além da transmissão BVA de quatro marchas e do motor VTi 120 Flex Start, cujos potência e torque são de 115 cv e 15,5 kgfm com gasolina e 122 cv e 16,4 kgfm com etanol. Por último, o C3 topo-de-linha é o Exclusive 1.6 16v automático, que justifica os R$ 56.090 ao trazer o pacote da equivalente manual somado a cruise-control, detalhes externos cromados e as borboletas para as trocas de marcha. Os preços informados neste artigo já contam com os pequenos reajustes que a Citroën promoveu por último.