Veículo comercial mais vendido do Brasil há catorze anos? Primeira picape compacta a usar desde bloqueio do diferencial até cabine dupla com três portas? Dona de uma das maiores listas de versões de todo o país? Ou um dos modelos a conseguir a liderança geral das nossas vendas por pelo menos um mês? Escolha a referência que mais lhe agradar, mas saiba que são todas convergentes: a Strada é um sucesso absoluto. Sua nova linha aparece justo na hora de aumentar essa lista ainda mais: ela acaba de superar um milhão de unidades vendidas.
Por mais que ela tenha sido um bom produto desde o lançamento, em 1998, o sucesso da picape pequena da Fiat veio mesmo foi com a sua trajetória de mercado. A preocupação da marca em detectar os desejos do comprador e o “atrevimento” a atendê-los conseguiram fazer a Strada deixar de ser só mais uma entre as concorrentes para alcançar o favoritismo. Ela não mede esforços para continuar agradando, e a resposta que recebe é a preferência massiva mesmo quando comparada a rivais mais novas. Não se pode negar que sua linha 2015 chegou apenas sete meses depois da anterior, mas também é fato que as novidades de agora só se referem à oferta dos equipamentos que já eram oferecidos: o modelo é igual ao estreado em outubro passado.
Sua versão Working, por exemplo, virou o ano intocada. Ela continua usando o motor 1.4 Fire, que gera potência de 85 cv e torque de 12,4 kgfm com gasolina e 86 cv e 12,5 kgfm com etanol, e custa R$ 36.590 usando cabine simples, R$ 39.840 com estendida e R$ 45.990 usando a dupla. Já a versão Trekking ganhou mais equipamentos de série: banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete com telecomando e a predisposição para rádio. Enquanto a anterior tem a vocação para trabalho expressada até no nome, esta procura ser a mais familiar das três, utilizando até parachoque dianteiro na cor do carro – o mesmo de Siena EL e Palio Weekend. Custando R$ 52.530, ela sempre vem com cabine dupla e motor 1.6 16v E.TorQ, de 113/117 cv e 16,2/16,8 kgfm.
Porém, a estrela da linha é mesmo a versão Adventure. Lançada pouco depois de seu primeiro redesenho, ela foi uma das maiores responsáveis por catapultar as vendas da Strada ao patamar em que estão. Ela defende seu posto de topo-de-linha com uma lista de equipamentos de série que para 2015 ficou ainda mais generosa, ao adicionar a predisposição para rádio. Esta sempre conta com o motor 1.8 16v E.TorQ, que com gasolina alcança potência de 130 cv e torque de 18,4 kgfm, e com etanol eleva tais números a 132 cv e 18,9 kgfm. Com cabine estendida ela parte de R$ 53.680, e com dupla R$ 59.360. Um detalhe interessante é que se você é só adepto do seu visual fora-de-estrada, os opcionais da Adventure incluem requintes como bancos de couro e teto solar.
Em paralelo aos preços mencionados, que são para as versões livres de opcionais, a Fiat disponibiliza o novo kit Dark, que combina lista de acessórios a preço menor do que se estes fossem pedidos por separado. O da versão Trekking adiciona capota marítima, farois com máscara negra, retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 14” com esquema de cores exclusivo, sistema de áudio multimídia com conexão Bluetooth e volante multifuncional revestido em couro, custando R$ 3.230. Já para as versões Adventure, sem depender do tipo de caçamba, este kit traz todos os itens mencionados com exceção das rodas: aqui elas são as mesmas da versão convencional, mas recebem pintura exclusiva. Com isso, o kit Dark para estas últimas sai por R$ 2.448.