Se você costuma acompanhar as novidades do mundo automotivo com frequência, vai perceber que a novidade deste artigo chega em um momento bastante desfavorável. Afinal, enquanto a Suzuki brasileira apresentou a nova linha de seu SUV médio com toda a pompa e circunstância durante o último Salão do Automóvel paulista, a matriz japonesa não só mostrou a nova geração do modelo como já começou a falar no fim da produção da atual. E se você acha que isso não é “bad timing” suficiente, leia este artigo: esta é, sem dúvida, a melhor safra que o Grand Vitara já teve no Brasil.
Normalmente, quando um modelo entra nos últimos anos de seu ciclo de vida, sua lista de versões tende a diminuir porque a empresa procura se concentrar nas que ainda mantêm vendas razoáveis. O Grand Vitara, porém, começa a surpreender por ter feito o exato oposto: ele recebeu duas versões novas e chegou ao total de oito. As iniciais são 4x2 manual (R$ 78.490), 4x2 automática (R$ 79.990) e 4x4 manual (R$ 87.490). Entre os equipamentos de série há ar-condicionado digital, capa rígida do estepe (ausente da primeira), computador de bordo, controle de cruzeiro (somente na automática), entrada sem chave, farois de neblina (opcionais na primeira), rack de teto e sistema de áudio multimídia com comandos no volante.
Quem quiser um pouco mais de requinte deve passar para a versão Premium, que se oferece com tração 4x2 saindo por R$ 88.990 e com tração 4x4 por R$ 96.990, sempre com câmbio automático. A lista de equipamentos anterior é incrementada com bancos revestidos em couro (sempre na cor preta), central de entretenimento com sistema de navegação integrado (ambos opcionais), frisos laterais cromados, luzes de direção nos retrovisores, rodas de liga leve aro 18” (contra 17” das anteriores) teto solar com acionamento elétrico (substitui o console interno) e volante revestido em couro. Também foram somadas as opções de cor externa Nocturne Blue e Pearl Phoenix Red, ainda que apenas para a versão com tração 4x2.
Passando à primeira das novidades da linha 2015 do Grand Vitara, a Special Edition ocupa o topo da linha de suas opções com tração traseira, custando R$ 95.790. Ela só vem nas cores Bluish Black e verde, e sua lista de equipamentos de série altera a anterior ao contemplar o sistema de entretenimento já mencionado de série, junto a bancos revestidos com um tipo especial de camurça, spoiler traseiro e monitoramento de pressão dos pneus. Este último faz parte do que é o seu maior destaque: esta é a primeira vez (e a última, ao que tudo indica) que a Suzuki traz uma versão do Grand Vitara sem estepe. A tampa traseira passou a levar a placa no centro, e a função da roda foi substituída por um compressor e borracha líquida.
Por último, a Limited Edition é a variação mais luxuosa do crossover. Sempre com câmbio automático, ela oferece tração 4x2 por R$ 96.290 e tração 4x4 por R$ 104.290. Se as exclusividades da anterior voltaram a ser trocadas pelo uso do estepe, o resto do pacote é completo: ela se diferencia pelos bancos revestidos em couro bege e pelo Bison Brown como única cor externa, mas traz todos os equipamentos das variações mais completas excluindo a Special Edition. Todo Grand Vitara usa um motor 2.0 16v movido a gasolina, que gera potência de 140 cv e torque de 18,7 kgfm. A tração integral funciona em modo permanente, e pode ser associada a bloqueio do diferencial e/ou reduzida. Já o câmbio automático tem quatro marchas.
Suzuki Grand Vitara 4Sport (17/07/2015)
Conforme antecipado pelo último Salão de São Paulo, o crossover médio da Suzuki ganha uma nova versão. As diferenças da 4Sport começam pelo exterior, que traz adesivos alusivos e retrovisores, rodas e parte inferior da carroceria em grafite fosco – o contraste visual é garantido pela restrição de cores a branco e prata. Por dentro, a novidade é o volante em couro com costuras na cor grafite. Quanto à mecânica, a esportividade aparece através com os pneus todo-terreno e a suspensão revisada. Por outro lado, o motor continua sendo o 2.0 16v de 140 cv e 18,7 kgfm, e o câmbio pode ser manual com cinco marchas ou automático com quatro. Esta última distinção é o que separa os preços do modelo, aliás: a primeira opção fica em R$ 95.990, e a segunda em R$ 104.990.