Mercedes-Benz C250 Turbo Sport Coupé

Clique para ver em alta resoluçãoPraticamente qualquer fã de carros já ouviu falar pelo menos uma vez no sucesso dos chamados “cupês de quatro portas”, uma categoria fundada pela própria Mercedes-Benz, com o CLS. Eles são luxuosos e elegantes e sua mistura de estilos atrai muita gente, mas ainda existe uma parcela importante de clientes fieis a certas tradições. Puristas que sempre acreditaram que o lado familiar deve ficar com sedãs e peruas. Seguir tal conceito é o que motiva a existência de carros como o mais novo alemão a chegar ao Brasil.

Muita gente despreza a ideia de subclassificar uma categoria de carros nos chamados “nichos”, mas o fato é que não existe outra forma de lidar com a quantidade de modelos que se lançam a cada mês. Só no Brasil, a lista de compactos já se divide em nível de entrada, pequenos, premium, médios e os de luxo. Passando ao exemplo dos cupês no mundo, mesmo depois de separar os esportivos e os de quatro portas ainda existem nomes que podem compor mais um nicho. As versões cupê de Classe C e Classe E têm proposta muito parecida às de Honda Accord, Hyundai Genesis e às da linha Audi A5 e do futuro BMW Série 4. Eles levam à risca o conceito de serem “versões” de sedãs e peruas, porque sua construção na verdade não difere tanto: fora adaptar as laterais às duas portas e a traseira a um estilo mais jovial, não se costuma fazer praticamente nenhuma outra mudança. Contudo, são justamente essas duas portas que lhes dão todo o apelo exclusivo. Eles perdem o aspecto conservador dos sedãs sem que isso afete sua elegância: esta, por sua vez, ganha toda uma nova interpretação de esportividade refinada e menos óbvia. Pode-se dizer que a categoria do Classe C cupê é a irmã menor do que os europeus costumam chamar de Grand Tourers.

Mercedes-Benz C250 Turbo Sport CoupéClassificações à parte, o modelo que acaba de chegar ao país é mais uma versão do que já era vendido por aqui desde 2011 apenas nas configurações extremas, C180 e C63 AMG. O nome C250 já indica que a novidade está mais para o segundo degrau que para o penúltimo, mas isso passa longe de ser ruim. O belíssimo visual externo é movido pelo 1.8 que usa turbo e injeção direta, gerando potência de 204 cv e torque de 31,6 kgfm para serem usados com o câmbio 7G-Tronic Plus, automático de sete marchas. Todo este trem-de-força garante aceleração de 0 a 100 km/h em 7s2 e uma velocidade máxima de 240 km/h, além de mover uma cabine recheada de equipamentos. O preço de R$ 189.900 inclui central multimídia com leitor de DVD, navegação GPS, conexão Bluetooth e touchscreen de 11,4”, bancos dianteiros com ajustes elétricos, teto solar panorâmico e o kit de acessórios AMG, que inclui parachoques mais aerodinâmicos e rodas exclusivas aro 17”. Já a lista de itens de segurança se faz com seis airbags, controles de tração e estabilidade, hill holder, freios com ABS e EBD e suspensão auto-adaptativa, entre outros.