Viver numa época em que a atenção do público é tão fácil de desviar impõe que as empresas invistam em novas estratégias, para conseguir o destaque desejado às suas novidades. No Brasil de até os anos 1990, por exemplo, o costume com os carros era exibi-las no fim do ano e juntas, como a “linha” nova para o ano seguinte. Já hoje em dia, um lançamento se divide em tantos eventos que a atitude tida pela Volvo meses atrás chamou muita atenção. Um dos seis modelos apresentados ali é o que agora desembarca no Brasil.
Acompanhar as novidades do mundo dos carros esclarece melhor essa mudança de estratégias a cada chegada de um modelo totalmente novo. Primeiro vêm os flagrantes em vias públicas: os disfarces com adesivos pretos ou em “zebrado” dissimulam as linhas da novidade, mas também não passam despercebido por ninguém – algumas marcas já até divulgam elas mesmas fotos de seus protótipos. Depois vêm os teasers, que são imagens parciais do modelo já pronto quase sempre carregadas de edição digital, e então se começa a esconder menos: primeiro se divulgam as informações oficiais básicas apenas pela internet, incluindo algumas fotos.
Depois vem o evento de apresentação: já não se usa apenas o salão internacional mais próximo porque estes concentram centenas de carros disputando atenção, de forma que surgiu o costume de mostrar o resto das informações dias antes, numa avant-prèmiere, e deixar o salão apenas para a primeira exibição ao alcance das mãos. Como se não bastasse, as versões especiais (como luxuosas, esportivas ou outras opções de carroceria) são expostas uma por vez, até que se chega ao último momento de fama: anunciar o começo da produção e/ou das vendas. Separar cada momento desses por algumas semanas é o que vem sendo a única forma de atrair os holofotes por tempo suficiente para fixar uma novidade na memória do público e da mídia.
Já o caso da Volvo foi caracterizado pela simplicidade: em uma única divulgação foram exibidos seis facelifts, que este blog dividiu neste artigo e neste. O Volvo XC60 seguiu seus irmãos sedã e perua e ganhou design mais maduro, com farois de elemento único e entradas de ar centralizadas em duas – muitos afirmam que ele perdeu a esportividade que fez sua fama. No entanto, também é fato que ele ficou mais refinado, ideia que se continua no interior: a central multimídia inclui conexão à internet e o quadro de instrumentos agora é digital, o que só aumenta uma lista de itens que passa por airbags frontais e laterais, ar-condicionado digital bizona e um pacote de segurança enorme, típico dos modelos Volvo.
Outro detalhe interessante é que o XC60 renovado vai chegar ao Brasil aos poucos: ele começa com a versão T5, que traz o 2.0 turbo de origem Ford e 240 cv por R$ 154.950. Mais tarde virá a T5 R-Design por R$ 175.950, com o conjunto esportivo de itens visuais e mecânicos, a Top T6 com o 3.0 turbo de 304 cv e a T6 R-Design. Quando equipado com tração dianteira o câmbio é o automatizado Powershift, ao passo que a tração integral acompanha a caixa GearTronic também de seis marchas.