Comparadas a automóveis em geral, picapes médias e grandes têm um atrativo inusitado: oferta muito variada. Elas costumam ter opções de acabamento, cabine, câmbio e motor (no exterior, também de caçamba), e quase sempre de maneira independente. Assim, é possível formar novas versões apenas com combinações diferentes de tudo aquilo. A S10 está naquele ponto em que precisa de reforços para manter as vendas em alta, mas sem chegar à necessidade de reformas visuais. Assim, a Chevrolet decidiu criar versões novas para ela, cada uma dedicada a um perfil novo de cliente em particular.
Pode-se dizer que o maior destaque é a versão High Country. Depois de visitar o último Salão do Automóvel como conceito, essa sigla agora estende ao Brasil o que já representa nos Estados Unidos há vários anos: requinte e luxo adaptados à proposta de um utilitário. Suas novidades começam pelo exterior, que usa aplique em plástico preto no parachoque dianteiro, capota marítima, estribos laterais, farois de projetor em cromado escuro, frisos e maçanetas cromados, lanternas em LEDs, logotipos alusivos, rack de teto, rodas de 18” usinadas e o santantônio exclusivo, de design mais aerodinâmico. Quanto à paleta de cores, estão lá branco Summit, cinza Cyclone, a nova cinza Graphite, preto Carbon Flash, e a Vermelho Chilli das imagens.
Passando à cabine, a High Country continua a justificar o preço de R$ 163.800 ao repetir o nível de acabamento da irmã Trailblazer. Os bancos são revestidos em couro de dois tons (marrom Brownstone e preto Jet Black) e trazem costura pespontada; os traseiros contam com apoio de braços, e o do motorista com regulagem elétrica para altura, distância e inclinação. Já a relação de equipamentos de série traz ar-condicionado digital, controles de descida e de estabilidade, sensor de estacionamento e sistema MyLink. Quanto ao trem-de-força, o propulsor 2.8 turbodiesel de 200 cv de potência e 51 kgfm de torque é combinado ao câmbio automático de seis marchas e à tração 4x4, esta acionada por um seletor eletrônico no painel.
Outra novidade é a versão Freeride, que atua como uma opção mais interessante para quem procura uma versão do meio da lista. Esta só se diferencia visualmente por fora, com logotipos alusivos e um grande adesivo lateral. Suas configurações mecânicas são motor 2.5 Ecotec (flexível e com injeção direta) de até 206 cv e 27,3 kgfm, câmbio manual de seis marchas e tração 4x2, outra vez apenas em cabine dupla. Sua lista de itens destaca ar-condicionado, controle de cruzeiro, câmera de ré, capota marítima, MyLink, rodas de liga leve aro 16”, santantônio convencional, e trio elétrico, além dos já obrigatórios freios ABS e airbag duplo. Este modelo custa R$ 95.340, e pode vir com todas as opções de cor externa oferecidas pela S10 regular.
Quem prioriza o custo/benefício pode levar a Advantage, que custa R$ 86.900 e parte da LT 4x2. Ela se diferencia pelas rodas escuras aro 16”, pelo adesivo decorativo na lateral, e pelos detalhes externos na cor da carroceria. Sua lista de itens inclui chave canivete, MyLink, revestimento interno em tecido, segunda tomada para o banco traseiro e trio elétrico. Ela sempre usa o motor 2.4 flexível de até 147 cv e 24,1 kgfm, e pode vir em branco Summit, cinza Graphite e prata Switchblade. Por último, a Chassis Cab é voltada aos frotistas, e pode ser customizada de acordo com a necessidade do serviço. Ela pode levar 1.343 kg, e usar o motor 2.4 ou o 2.8. Todas as novas versões já se encontram à venda em toda a rede de concessionárias.