Certas marcas impõem tradições de desenho nos modelos. É o caso do VW Golf com as últimas colunas bem largas, Fiat Punto com lanternas elevadas, e das peruas Volvo com a traseira reta. Não se sabe se já adotaram isso visando a aerodinâmica melhorada, mas o fato é que ela continua até hoje. O passar das décadas, no entanto, promoveu várias mudanças nos carros, e um deles a XC70, que duas gerações atrás se chamou XC Cross Country.
A pioneira, de 1997, ainda estava no final da época em que os utilitários esportivos eram chamados sempre de jipes e tinham projeto mais robusto para ótimo desempenho fora da estrada, e nela apenas regular. Eram modelos que atraíam pela imponência do desenho, mas não agradavam pelo desprezo ao conforto para quem os usava mais na cidade. Foi visando esse dilema que a Volvo criou o tal nicho, partindo de uma perua grande mas urbana e adicionando a mecânica mais robusta para off-road, completamente alardeada pelo visual externo cuidado a ponto de conciliar elegância e imponência num resultado de muito bom gosto.
Se o exterior apresenta certa vocação para os lugares em que ela aparece nas fotos, o interior faz o déjà vu da cidade na melhor forma possível: as cores claras do interior contrastam com alumínio e cores escuras para dar aconchego e ideia de modernidade, e seu luxo só reforça isso: temos interior em couro, ar-condicionado traseiro, sensor de estacionamento e várias regulagens elétricas, como para bancos e volante. Tudo isso com o seis-cilindros 3.2 de 238 cv que lhe leva de 0 a 100 km/h em 8s6 mas sempre mantendo o silêncio. Seu único problema é o preço de R$ 198 mil, que flerta perigosamente com outros modelos, estes sim SUVs “legítimos”.