O segmento dos compactos de imagem vem se firmando cada vez no país, e o lançamento do 500 comprova isso mais uma vez. Porque chega a vez de a Fiat trazer sua releitura do charmoso Cinquecento italiano, cuja primeira versão era caracterizada por ser espartana para oferecer um carro acessível no pós-guerra, mas ainda assim seu desenho único foi adorado por 10 entre 10 italianos desde os anos 1950, mesmo depois de ter sido sucedido pelo Seicento.
Também chamado de Cinquecento, ele chega ao Brasil em duas versões: a Sport, que começa em R$ 62.880,00, e a requintada Lounge, ambas sempre vindo com o motor 1.4 16v de 100 cv e 13,4 kgfm de torque, mas com câmbio manual de seis marchas ou Dualogic de cinco, este com modo esportivo que melhora muito o comportamento do carro.
Além do desenho que chama a atenção e os sorrisos de todos por onde passa, o 500 atrai pelo interior muito caprichado, com faixa do painel na cor do veículo, quadro de instrumentos reunido em um instrumento só, e bancos de couro, que podem ter desde a cor preta até o chamativo vermelho.
No caso do Lounge, a decoração mais elegante fica por conta dos cromados nos frisos da dianteira e laterais e nos retrovisores, e pelo teto de vidro fixo. Falando em itens de série, sua lista de equipamentos impressiona: ar-condicionado digital, interior diferenciado, sistema de som com MP3 e Blue&Me, trio elétrico e sete airbags, entre outros.
Com todos esses atributos, os R$ 64.910,00 pedidos por ele não ficam tão assustadores, especialmente para quem aprecia seu desenho e não se importa com seu espaço um pouco reduzido. A Fiat pretende vender seu retrô em 150 das 520 concessionárias do Brasil, e integrar o cliente ao clube L'Unico lançado com o Linea, que oferece vantagens exclusivas aos compradores dos carros mais luxuosos da linha.