Lançado aqui em 2007, o SUV da marca inglesa acabou virando o maior sucesso da marca no país, sendo o responsável pela metade do total de vendas da Land Rover no Brasil. Para a linha 2010 traz pequenas novidades no interior. Seu painel de instrumentos agora conta com relógio digital, e os bancos ganharam novas opções de cor e textura do revestimento em couro, de acordo com a versão. A versão de topo, SE, ganhou faróis bixenon de série. Quanto a motores, o Freelander continua apenas com o 3.2 de seis cilindros e 233 cv.
Como todo legítimo Land Rover, ele vem com tração 4x4 em todas as versões, e com o sistema Terrain Response, que com um botão altera a configuração do carro para se adequar ao piso no qual se trafega - no caso dele, areia, asfalto, pedras, grama/neve e terra. Entretanto, o lado urbano se manifesta na excelente lista de equipamentos, que inclui nove airbags, sistema de som com MP3, 12 alto-falantes, subwoofer e disqueteira, ar-condiconado digital dual-zone, bancos de couro com ajustes elétricos e memória de posição, sistema de partida sem chave e sensores de estacionamento.
A segurança não ficou de fora desse farto pacote: além dos airbags, ele traz freios com ABS e sete sistemas eletrônicos: de estabilidade (DSC), controle de torque (EDC), tração (ETC) e estabilidade (EBD), assistência em declives (HDC), auxílio a frenagens emergenciais (EBA) e frenagens em curva (CBC). Seus preços começam em 132 mil reais, e vão até 169 mil, dependendo da versão.