Volkswagen CrossFox 2010

Volkswagen CrossFoxFundado em 1999 pela então despretensiosa primeira Fiat Palio Weekend Adventure, o segmento dos aventureiros urbanos cresce cada vez mais no mercado, a ponto de já poder ser dividido em duas variantes: a mais “aventureira”, e a mais “urbana”. Se a primeira geração do compacto era mais rústica e chamativa, com quebra-mato e grandes adesivos, claramente inspirada na linha Adventure da Fiat e no Ford EcoSport, o CrossFox atual já segue a outra vertente, que aposta mais no visual diferenciado que nas alterações técnicas, ao estilo da nova versão Trekking da pioneira, e de integrantes menos expressivos, como a Nissan Livina X-Gear.

Mais voltado ao requinte, seu exterior combina detalhes como poucos apliques plásticos, retrovisores com luzes de direção e ausência de quebra-mato e faróis de longa distância, com a maior altura em relação ao solo, rack de teto, e o estepe na traseira, agora fixado no parachoque, e que pode ser solto por um botão na cabine. Seu interior ganhou grande atenção, com bancos novos, com formas em relevo e o logotipo da raposa estilizada, manopla do câmbio com novo grafismo, e possibilidade de revestimento em couro.

Além disso, o modelo ganhou mais itens de série, agora trazendo direção hidráulica, trio elétrico e computador de bordo. Entretanto, um veículo de preço inicial de R$ 45.549 ainda insiste na imperdoável falha de vir sem ar-condicionado de série. De resto, ele mantém o 1.6 VHT Total Flex do Fox, de 101/104 cv (gasolina/álcool) que, segundo a VW, conferem-lhe aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e consumo médio de 8,9 km/l, com o combustível etílico. Completo, o compacto pode chegar a R$ 61.558, trazendo itens como teto solar e sistema de som multimídia.