Quando a Fiat brasileira criou a primeira Palio Adventure em 1999, não é difícil de imaginar que ninguém de lá jamais poderia imaginar o tamanho do legado que ela criaria. Suas vendas cresceram bastante, depois surgiram outros “aventureiros” na própria marca, as concorrentes se interessaram e começaram a copiar a ideia…
Eis que se formou toda uma categoria assim, que depois passou até a ter as próprias ramificações, e que já motivou a criação de projetos inteiramente novos, e agora motiva a Citroën a trazer um modelo da Europa exclusivamente adaptado para esse “ringue”.
Isso mesmo, como o C3 XTR já não tem mais o (pouco) fôlego de antes, os franceses aproveitaram a inédita C3 Picasso da matriz, e aplicaram a receita consagrada pelos aventureiros urbanos, criando o interessante AirCross. O que antes era uma pacata minivan com cabine espaçosa e estilo que lembra o Kia Soul virou um mini-jipe com charme muito maior que o de clássicos como Ford EcoSport. Seja por detalhes como o parabrisa panorâmico ou pelos apliques e adesivos externos sem exageros, o AirCross inspira imponência sem perder o estilo.
Sua cabine também demonstra esmero, com materiais foscos e colunas finas para melhorar a visibilidade, e um pacote de equipamentos surpreendente, com ar-condicionado digital, computador de bordo, direção hidráulica, freios com ABS e EBD, airbag duplo e sistema de som com MP3, entre outros. Seu motor é o mesmo 1.6 16v flex já usado na marca, que gera 110/113 cv (gasolina/álcool), e ele oferece a vantagem da garantia de três anos. Seu preço começa em R$ 53.900.