Apresentado no último Salão do Automóvel, o belo crossover finalmente desembarca no Brasil, importado da França. Sinal dos tempos modernos, o 3008 é mais um SUV lançado por uma marca que até pouco tempo atrás ninguém esperaria que fizesse tal coisa. Caso da Porsche com o Cayenne, BMW com o X5 e da Volkswagen com o Touareg, mas todos estes em maiores proporções.
O exterior do 3008 é a maior identificação da sua marca. A frente consegue ter os grandes faróis felinos e agressivos com a grade enorme mesmo sem deixar de lado o tamanho maior de um carro desse tipo. Já suas laterais com detalhes cromados inspiram modernidade sem recorrer a revoluções, enquanto a traseira traz arroubos de esportividade, notados nas lanternas de formato irregular e na tampa do porta-malas em duas partes.
A Peugeot diz-se ter inspirado em um avião ao fazer o painel do 3008, e isso se nota no estilo extravagante do console central, em que se destacam os porta-objetos e o local da alavanca do câmbio. De resto, ele apresenta recursos típicos das minivans, como o porta-malas regulável, em que o piso do compartimento pode ser fixado em duas alturas diferentes ou retirado, para variar a capacidade de carga coberta. Sob o capô ele traz um 1.6 turbo THP, que produz impressionantes 156 cv e 24 kgfm, prova de que a tendência do downsizing definitivamente vai chegar um dia a todos os carros.
O modelo vem em duas versões. A básica Allure sai por R$ 79.900, e já traz computador de bordo, direção eletro-hidráulica, faróis de neblina, sistema de som multimídia, rodas de 17 polegadas e retrovisores elétricos. Já a top Griffe sai por R$ 86.900 e adiciona bancos de couro com aquecedor, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado bizona, retrovisor anti-ofuscamento e freio de estacionamento elétrico, entre outros.