A Fiat definitivamente está disposta a se desfazer dos motores 1.8 da Chevrolet o quanto antes. Em questão de semanas renovou praticamente a linha inteira, trocando esse motor pelos novos 1.6 e 1.8 16v da linha E.torQ, deixando apenas o Stilo intacto – já que ele tem dias contados com a chegada do novo Bravo. O problema disso é que a linha acabou passando por mudanças rápidas demais, e um caso disso é a Palio Weekend Trekking.
Com a remodelação da linha Palio em 2008, esta versão e a básica ELX foram planejadas para ter apenas o menor dos dois motores disponíveis, o 1.4 Fire. Mas eis que no ano passado a Trekking ganhou a opção do 1.8. E eis que no ano seguinte ele precisou ser abandonado, para agora ser substituído pelo 1.6 16v. A grande vantagem é que este motor é mais eficiente que o antecessor. Por ter um projeto muito mais recente e usar dezesseis válvulas, ele atinge desempenho superior ao antigo e ainda consumindo menos.
Mas a Trekking é muito mais do que um novo 1.6 16v de 114/117 cv e 16,2/16,8 kgfm de torque. De série ela traz direção hidráulica, computador de bordo, suspensão elevada e rodas de liga leve. Já a lista de opcionais é a clássica sedução da Fiat, que oferece até sistema de som multimídia, entre outros. Fora a excelente novidade do preço: segundo o site da Fiat, a Trekking 1.6 16v vem com o mesmo preço da 1.4 Fire, R$ 43.940.