A evolução das marcas coreanas vem impressionando bastante. A Hyundai já havia trazido o Elantra e o Sonata ao Brasil na reabertura das importações. Mas assim como as conterrâneas, ela trazia modelos sóbrios demais, talvez pelo medo de ser a estreia por aqui. Felizmente, bastou que elas se firmassem neste lado do mundo e cada uma começou a manifestar suas próprias tendências de estilo. É o caso da Hyundai, que agora apresenta o melhor Elantra já produzido.
Claramente inspirado no Sonata, sua profusão de linhas de início causa estranheza, mas basta contemplá-las um pouco mais que tudo parece fazer sentido, e gerar um modelo muito bem-esculpido. E toda essa modernidade chega partindo de R$ 71.700 para combater com outros sedãs médios, como o esportivo Peugeot 408, o estiloso Renault Fluence, o sóbrio VW Jetta e o consagrado conservador Toyota Corolla, além de vários outros rivais que esperam atualizações.
Se seu preço inicial é salgado, o sedã compensa no pacote de equipamentos. A versão básica já traz ar-condicionado bizona, sistema de som multimídia com comandos satélite, airbag duplo, freios ABS e sensor de estacionamento. A versão logo acima agrega airbags laterais e de cortina, bancos de couro com regulagem elétrica, alarme e controle de estabilidade. Com o detalhe de que as mais caras trazem câmbio automático.
O Elantra também surpreende na parte técnica. Seu 1.8 16v traz duplo comando de válvulas e gera excelentes potência e torque de 160 cv e 18,2 kgfm. Tanto o câmbio manual como o automático possuem seis marchas. A versão média sai por R$ 81.800, e a topo na verdade é a anterior mas com teto solar, por R$ 84.200 e sempre com o mesmo motor.