É sempre ótimo para o mercado receber um modelo do nível do Audi A6, que acaba de desembarcar aqui na mais nova geração. Seu preço – R$ 313.390 – não esconde que será um modelo de vendas restritas, mas trazer um carro assim significa que o país possui sim mercado consumidor para eles. É uma classe que pode pagar bem mais por um veículo, portanto faz questão do melhor. É o que a Audi tem a oferecer, e o faz com gosto só menor que o nosso, em receber tudo isso.
Não há muito o que falar sobre seu desenho sem passar por palavras como “indefectível”. Suas linhas na verdade seguem a forte identidade que a marca vem impondo aos seus últimos lançamentos, unindo o típico conservadorismo alemão a itens que denotam clara esportividade, para enfrentar os arquirrivais BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. Este estilo é ótimo também pelo aspecto de que parece ter sido trabalhado para evitar a impressão de “barca”: 4,92 m de comprimento por 1,87 m de largura ganham toda uma proporção diferente quando em conjunto com a altura de reduzidos 1,46 m.
O lado bom é que todo esse tamanho não se traduz mais em peso excessivo, como até poucos anos atrás: o extenso uso de alumínio em sua carroceria se traduz em peso menor, com todas as vantagens que isso traz. Uma delas é o desempenho otimizado, e nisso ele vai muito bem: 0 a 100 km/h em 5s5 e velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Obras do moderno 3.0 V6 TFSI com injeção direta, que se aproveita de um arsenal tecnológico para gerar 300 cv e torque de 44,9 kgfm, aliados à tração integral Quattro e ao câmbio de sete marchas e dupla embreagem.
Como era de se esperar, o luxo impera neste carro. Seu interminável pacote de itens contempla ar-condicionado bizona, rodas de 18” bancos dianteiros, teto solar e volante multifuncional com ajustes elétricos, paddle shift e seis airbags, além de dois sistemas de gerenciamento: o Drive Select altera padrões de direção, e o MMI é a central multimídia de entretenimento, que regula o som e oferece TV, DVD e GPS(!). A lista de opcionais chega a doer: o kit Advanced inclui rodas de 19” e diversos itens de segurança por R$ 30 mil (!!), como o sistema que evita colisões, enquanto outro cobra R$ 40 mil (!!!) e inclui sistema de som Bang & Olufsen.