Idos são os tempos em que as marcas restringiam sua atuação aos mercados nos quais já tinham fama consolidada, com cada vez mais exemplos de mudanças. BMW e Porsche com os SUVs X5 e Cayenne, Mercedes-Benz com os compactos da smart, VW com o luxuoso Phaeton, Land Rover com o urbano Evoque, e agora a marca de Maranello cometendo duas subversões de uma só vez. É o caso de um produto que destoa das outras Ferrari, mas que analisada sozinha acaba mostrando todo o nível de uma legítima… Ferrari.
A primeira enorme diferença se vê no exterior, e na verdade já tem até certa tradição. Afinal, a “Ferrari Four” é sucessora da 612 Scaglietti, e esta era conhecida por aliar o tempero de um superesportivo ao visual e requinte de um carro de alto luxo, capaz de levar quatro pessoas com conforto. Não tem como deixar de notar como as linhas do modelo apresentam clara sintonia com as últimas tendências da marca, fazendo lembrar a 458 Italia. Mas o caso da FF acaba sendo unir o conceito da 612 à elegante carroceria shooting brake. É como se fosse uma perua, mas com duas portas e usando o teto bem rebaixado para manter a esportividade.
As origens desta carroceria alongada vêm de dois séculos atrás, quando o objetivo era alojar instrumentos longos no porta-malas, como armas e outros materiais para caça. E é justamente a fidelidade a estas origens que motiva a segunda quebra de paradigmas. Como é um carro desenhado para levar magnatas a lugares mais inóspitos, a FF responde ao ser o primeiro modelo de sua marca a oferecer tração integral, garantindo excelente aderência em situações de neve ou areia como as das fotos.
Porém, engana-se redondamente quem pensa que a Ferrari tentou criar um utilitário. Sua tração integral tem apenas a finalidade de permitir que ela trafegue por terrenos em que um modelo de tração traseira jamais conseguiria. Além disso, tem como duvidar que se trata de um legítimo esportivo com o V12 6.3 que ela traz? Usa injeção direta e gera 660 cv a 8 mil rpm, força suficiente para levá-la de 0 a 100 km/h em 3s7 e velocidade máxima de 335 km/h. Trazida ao Brasil pela importadora oficial, Via Itália, esta Ferrari chega pelo estratosférico preço de R$ 2,7 milhões.