Há quase exatamente um ano o Edge chegou ao Brasil já com o face-lift de meia-vida que ainda vigora nos EUA. Portanto, não é dessa vez que o crossover vai aposentar um dos desenhos mais estilosos dos últimos tempos. Pelo contrário, ele chega a mais um ano-modelo trazendo um reposicionamento de equipamentos entre as duas versões que oferece, em troca de um preço inicial muito mais competitivo. Afinal, partindo de R$ 119.900 ele consegue ser uma alternativa bem interessante a Dodge Journey ou Peugeot 3008.
Seu exterior preserva a aura de modernidade. É impressionante como a grade dianteira toda cromada chama atenção, ainda mais quando a carroceria contrasta com uma cor escura. Depois, ele continua com a impressão de imponência por itens como a linha de cintura alta expondo laterais limpas e rodas tão grandes quanto bonitas, terminando o visual com uma traseira um tanto mais comedida, mas que nem por isso destoa do conjunto. Como este é um modelo que passa longe de vendagens massivas, por mais rebuscado que seu visual seja, é bem provável que ele consiga resistir por alguns anos à “regra” de desenho de que estilos mais extravagantes envelheçam mais rápido.
Depois da merecida homenagem ao desenho exterior vale ressaltar que a cabine também se manteve inalterada, e ressaltar que isso tampouco deixa de ser outro elogio ao Edge. Afinal, continua-se em um ambiente de cores escuras misturadas a detalhes em alumínio que podem fugir da impressão de amplitude de espaço, mas criam uma atmosfera jovial e esportiva, esta mais condizente com a proposta do modelo.. A versão básica SEL já vem muito bem-equipada, mas os mimos de alto luxo são agregados pela topo-de-linha Limited: é o caso das rodas de 20 polegadas (!!!), câmera de ré, partida por botão e o novo sistema de entretenimento multimídia, Ford Sync.
Este sistema é comandado por uma touchscreen de oito polegadas que gerencia as mais diversas funções do carro. Como o GPS integrado, por exemplo, que agora traz mapas do Brasil e comandos de voz em português. O motor ainda é o 3.5 V6 de 289 cv que também mantém a companhia do câmbio automático sequencial de seis marchas. A Ford também anunciou a oferta de três novas cores, numa excelente prática que vem fazendo parte da fama também dos New Fiesta. A versão SEL agora só oferece tração dianteira, enquanto a Limited oferece esta (R$ 133 mil) ou 4x4 (R$ 138 mil), sendo o único opcional o teto solar para as duas, por R$ 9 mil.