Nosso mercado de carros está se abrindo cada vez mais a novas categorias. Se há vinte anos só existiam as básicas, com o tempo o resto do mundo diversificou seus produtos para vender mais, e bastou começar a trazê-los para cá que os pioneiros formaram nichos de mercado, e depois chegaram a formar outros segmentos. É o caso dos SUVs ao redor dos R$ 100 mil, faixa que a Chrysler pretende ocupar ao trazer o compacto Compass, recentemente re-estilizado nos EUA e com início de vendas previsto para fevereiro.
Seu estilo é típico Jeep, desde a grade própria até o próprio desenho do modelo, que oferece linhas retas e com aparência de volume para indicar imponência e robustez, mas sem deixar de lado que os tempos mais modernos pedem acessórios que denotem certa esportividade, como as belas rodas de cinco raios que traz. O interior apresenta estilo condizente, com pacote de equipamentos que tem tudo para fazer bela concorrência a modelos como Chevrolet Captiva, Kia Sportage, Hyundai ix35, Mitubishi ASX, Peugeot 3008, Honda CR-V e Toyota RAV-4. Tantos rivais indicam como esse estilo de carros já se popularizou no país.
Por outro lado, também é possível indagar o possível canibalismo de vendas que se pode produzir em relação ao Dodge Journey, e consequentemente ao Fiat Freemont. No entanto, essa questão não deve causar muitas preocupações porque o Freemont atua numa faixa de preço menor, enquanto o Journey se vale do seu excelente conjunto mecânico de 280 cv, ante o 2.0 de 156 cv do Compass, acompanhado de câmbio CVT. Sua tração será apenas 4x2 dianteira, e segundo a marca seu preço partirá abaixo dos 100 mil reais.