A julgar pelos últimos lançamentos off-road do Brasil, em pouco tempo existirá um novo segmento, o dos SUVs compactos. Porque se o Ford EcoSport surgiu há quase nove anos, as marcas rivais vêm apresentando concorrentes mais diretos. É o caso de Suzuki SX4 e Renault Duster, este último já vendendo mais que o pioneiro. Como a Mitsubishi já tinha a TR4 em linha, bastou criar uma versão mais barata para entrar nessa nova briga, mas com preço baixo e outras vantagens que nenhum dos outros oferece.
É certo que seu projeto não é dos mais novos, mas a TR4 não é um carro que aparece em massa pelas ruas, então isso acaba por conservar o valor da sua imagem. Imagem essa que na verdade é das mais requintadas, porque desde os anos 90 os Mitsubishi Pajero têm a fama de modelos luxuosos e de altíssima qualidade, comprovada pelas sucessivas vitórias em competições off-road. Ou seja, por mais que a maioria dos clientes não chegue a enfrentar atoleiros ou transpor rios, se é pra entrar no espírito fora-de-estrada, por que não fazê-lo com um descendente direto de campeões dos ralis mais difíceis do mundo?
Produzida em Goiás, a TR4 se diferencia dos outros também pelo fato de ser uma versão reduzida de legítimos SUVs, em vez de aproveitar a base de modelos urbanos para se chegar mais ou menos no mesmo. Isso explica que ela tenha surgido primeiro com tração 4x4, e só agora oferece as opções com 4x2 traseira para custar menos. Parte de R$ 65.990 com câmbio manual de cinco marchas e 69.990 com automático de quatro, e sempre traz trio elétrico, ar-condicionado, sistema de som multimídia, direção hidráulica e airbag duplo, este de série apenas na automática. O motor é o 2.0 16v flex, que entrega 140 cv e torque de 22 kgfm.