Anos atrás, a chegada do C4 hatch foi anunciada com muito orgulho por colocar belíssimas linhas aliadas a muita sofisticação entre os hatches médios. Mas ver o passar dos anos sem atualizações de estilo não poupou o francês, que começou a ver os rivais ficando cada vez mais modernos. A gota d’água foi a chegada da nova geração do seu próprio equivalente europeu: com chegada esperada para o ano que vem, o antigo por enquanto precisa fazer o que pode.
Embora o mercado chinês tenha criado um face-lift no modelo atual, estima-se que a nossa Citroën trará o modelo europeu. Com certeza será a solução de maior aceitação por aqui, porque se trata de um carro inteiramente novo e ainda mais bonito. Então o modelo que temos em mãos entra em seus últimos dias procurando voltar-se ao custo/benefício para continuar vendendo bem, como faz a maioria dos carros que estão prestes a receber substituto. O lado interessante é que a marca francesa resolveu essa questão sem abalar o charme que tanto caracteriza seus carros.
Em vez de retirar equipamentos ou reduzir a qualidade do acabamento, eles adicionaram o teto solar, de série no modelo cujos preços partem de R$ 61.300. Isso ganha importância porque se trata de um item tido por muitos como ícone de charme e requinte, mas que frequentemente se encontra restrito a poucos modelos e sempre como um equipamento muito caro. No entanto, o aparelho é um tanto pequeno e do tipo que a seção que se abre vai para fora do carro, formando um defletor – nos modelos mais sofisticados a placa de vidro entra no forro do teto.
Outra novidade é que o C4 também trouxe o irmão menor para a série Solaris. Isso mesmo, o C3 hatchback volta a oferecer seu teto solar no Brasil, que a julgar pelas imagens do comercial parece ser o mesmo equipamento para os dois – o do C3 é produzido pela Webasto. Mas nada disso retira o mérito da Citroën em fazer a despedida dos seus estilosos hatches com estilo. O C3 com teto solar vem apenas na versão Exclusive 1.6 16v de 113 cv por R$ 48.490, enquanto o C4 vem na Exclusive Sport 2.0 16v de 151 cv com câmbio manual ou automático, este por R$ 69.090.