Outra vez artigo de lançamento desta picape? Mas a outra parecia tão mais elegante e bonita… A pompa da época do lançamento condizia com a versão de topo, Amarok Highline, com visual bem-cuidado e farta lista de equipamentos, mas com o preço igualmente gordo de R$ 123.290. Logo abaixo vem a Trendline, que deveria ser dedicada ao cliente “queria-a-bonitona-mas-não-posso-pagar-tanto”, mas R$ 102.990 ainda são bem salgados.
Eis que surge a Amarok básica, ou apenas Amarok, nas palavras da VW. Esta sai por mais viáveis R$ 88.990, mas a primeira depenação já se vê no exterior: rodas estilo Gol Special e vários detalhes na cor preta, como a capa dos retrovisores. Quanto à parte mecânica, a tração 4x4 foi para a lista de opcionais, e o motor 2.0 turbodiesel só rende 122 cv para ela, deixando-a aquém de concorrentes como Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Toyota Hilux. E sempre com câmbio manual.
De qualquer forma, o modelo continua bem-equipado: traz ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS, controle de tração e sistema de som com MP3, enquanto comoopcionais ela traz vidros e retrovisores elétricos, airbag duplo e as urgentes rodas de liga leve aro 16”. Com um motor mais robusto e o visual mais despojado, esta sim é a Amarok que se supõe apta para um eventual uso off-road, porque com as outras a VW não fez questão nem de fingir que seu modelo não gosta de sair do asfalto: quem encararia uma estrada de terra com a fragilidade de rodas enormes e motor de dois turbos?