Se você assistiu o comercial mais recente do Bravo, vai lembrar que além de anunciar a linha 2013 ele ganharia uma versão Sporting “em breve”. Pois é, este momento é o que acaba de chegar. A Fiat promoveu algumas atualizações técnicas na linha e agora cria esta nova versão, visando elevar as vendas do seu hatch médio a ponto de fazê-lo incomodar os líderes da categoria. É inegável que a esportividade é sempre uma aliada quando se tem um desenho como o dele.
Os donos das unidades vendidas até agora não precisam entrar em pânico: não surgiram mudanças de visual – aliás, esse é um carro que dificilmente vai precisar disso. A ideia da versão Sporting é oferecer um visual mais caprichado que o da Essence mas sem migrar para a sobriedade típica da Absolute. Aliás, ao trazer o mesmo 1.8 16v de potência e torque de 132 cv e 18,9 kgfm usado por estas duas ele acaba sendo uma boa solução para os que queriam um Bravo esportivo mas não podiam levar a versão de topo T-Jet e seu motor 1.4 turbo. Isso se expressa no convidativo preço de R$ 58.140, que lhe situa entre as duas primeiras versões citadas, e que fica em R$ 60.600 com o câmbio Dualogic Plus.
Seu exterior já denuncia que se trata de uma versão diferente por dois motivos. O prmeiro são seus vários itens de decoração: temos grade dianteira com moldura vermelha, minissaias laterais, spoiler traseiro, adesivos nas laterais e traseira, capa dos retrovisores em cinza, suspensão rebaixada em 25 mm e as belas rodas de 17” – elas são as mesmas do Absolute, mas é notável como as partes em cor grafite lhe dão todo um aspecto diferente. O outro motivo é que ele conta com um item de muito valor entre os Fiat mais luxuosos: o enorme teto SkyDome vem de série. Não é um pacote chamativo porque para um carro deste nível realmente não deveria ser, mas segue estilo diferente do usado no T-Jet.
Dizer que a Sporting já chega com a opção do Dualogic Plus significa que ela também se beneficia das melhorias que teve este equipamento. Ele passou por complexas mudanças na central eletrônica, visando trocas mais adequadas a cada situação, funcionamento mais suave e a tal função creeping, que ajuda em manobras de estacionamento. Não é um legítimo câmbio automático, mas já se encontra muito à frente da primeira versão desse câmbio, lançada em 2008 com o Stilo. Além deste câmbio e do farto pacote de itens de série, a cabine do Bravo Sporting traz bancos e volante com costuras vermelhas.