Este é o tipo de carro que vai provocar um grande estranhamento na cabeça de muita gente. Afinal ele é o mais luxuoso dos crossovers da Kia, mas também o único a fugir de Sorento, Sportage e – por que não? – Soul tanto na inicial S como no desenho. Ou seja, se o grandalhão da marca coreana não aposta no estilo matador, qual é o seu argumento para custar uma média de R$ 180 mil? É o que este artigo irá mostrar, além da nova versão que ele acaba de receber.
Inegável é o sucesso que faz o estilo agressivo dos últimos Kia, composto por linhas fortes e com acentuado toque de esportividade, capitaneadas pela grade dianteira que imita uma boca de tigre. O problema é que a aparição massiva dessa linguagem visual nos Kia das categorias baixas e médias acaba prejudicando as mais altas porque retira o ar de distinção que esses compradores com razão demandam – quem gosta de ver um carro parecido com o seu mas que custou três vezes menos? Isso é o que justifica o uso de linhas mais sóbrias para o Mohave, resultando num desenho mais elegante que passa a condizer com concorrentes de preço mais parecido, como Land Rover Discovery e Mitsubishi Pajero Full.
Porém, engana-se que o Mohave se equipara aos rivais apenas no estilo. Sua ampla cabine se vale dos 2,89 metros de entre-eixos para levar sete pessoas com o conforto de um farto pacote de itens de série: ele contempla ar-condicionado digital bizona, câmera de ré, computador de bordo e memória para ajustes do banco do motorista, retrovisores e volante, enqunanto a segurança se garante com airbags frontais, laterais e de cortina, assistente de partida em aclives e frenagem em declives, controles de estabilidade e tração, freios com ABS e EBD e sensor de capotamento. Já a nova versão agrega a central multimídia que inclui DVD, GPS e conexão Bluetooth.
Mas qual é essa versão nova, afinal? Seu código de fábrica é H.570, e vem apenas com o novo motor diesel. Trata-se de um moderno 3.0 V6 de 24 válvulas que gera 256 cv e é comandado pelo novo câmbio automático de oito marchas com opção de trocas sequenciais, por R$ 189.900. Além dela existe a versão de entrada já comentada: chamada de H.670, ela usa um 3.8 V6 a gasolina, também com 24 válvulas mas que gera 275 cv. Esta opção usa um câmbio automático sequencial de cinco marchas e custa R$ 169.900, mas era a que já existia até então. O motor a diesel já atende as normas de emissões Proconve L6.